Costela Fogo de Chão: Como preparar

Faz parte da tradição gaúcha um bom churrasco. Nessa parte do país a carne é apreciada de vários modos, sendo quer alguns são feitos de um jeito especial e tradicional. A Costela de Fogo de Chão nada mais é do que um meio de assar essa peça bovina através de uma espécie de fogueira, feita no chão.

Leia mais sobre: Costelinha assada com mandioca

 

Costela de fogo de chão (Foto: Divulgação)

A receita é bem tradicional e faz parte do cenário festivo de várias cidades do Rio Grande do Sul, que chegam a assar centenas de costelas no mesmo dia, atraindo muitas pessoas que apreciam esse tipo de prato da culinária local.

Como fazer a Costela de Fogo de Chão?

Para começar o preparo da Costela de Fogo de Chão, anote os ingredientes.

Ingredientes:

  • 1 kg de sal grosso para churrasco
  • 15 kg de costela bovina. (inteira e com os ossos)
  • 400 ml de cachaça

 

Aprenda a fazer a costela de fogo de chão (Foto: Divulgação)

Preparo da Costela de Fogo de Chão

O primeiro passo para fazer a Costela de Fogo de Chão é colocar as costela nos espetos. Para isso, molhe a costela com cachaça e espalhe uma camada fina de sal sobre a parte molhada da peça de carne. Umedeça o sal com mais um pouco de cachaça e mexa com as mãos para que o sal seja absorvido pela carne. Repetir o procedimento no outro lado da costela.

Saiba mais sobre: Arroz com costelinha

Sempre espete a costela antes de salgar, porque os movimentos vão desprender o sal da carne. Caso você não tenha adquirido um espeto especial para costela, a indicação é fazer uso de espetos comuns espetados em ângulos. Faça furos no chão para facilitar a colocação da costela no fogo.

O espeto da costela de chão ajuda na hora de assar (Foto: Divulgação)

Fazendo a fogueira de chão

Para prepara o local que a carne será assada, faça duas fogueiras paralelas com uma distância de 1 metro cada. Coloque a costela no meio, mas sem apagar nenhuma parte do fogo. Para controlar o fogo e não deixar que as chamas alcancem a carne diretamente, use uma enxada para afastar o fogo e dose pequenas de água. A carne estará assada dentro de aproximadamente 40 minutos, dependendo do tamanho da peça. Antes de servir a Costela de Fogo de Chão remova o excesso de sal que ainda está na peça. Sirva quente, com pratos típicos acompanhando, como por exemplo, arroz carreteiro e feijão tropeiro.

One Response - Add Comment

Reply