Cores indicam personalidade na decoração

Uma forma de deixar a casa com personalidade é usando cores na decoração. Há vários tons que podem ser combinados e inseridos no ambiente…

Ambiente decorado com cinza e branco é moderno e confortável

Uma forma de deixar a casa com personalidade é usando cores na decoração. Há vários tons que podem ser combinados e inseridos no ambiente como verdadeiros indicadores de estilo. Antes de determinar as cores que vão compor um espaço, é necessário conhecer a simbologia para se informar sobre os estímulos e sensações causadas por cada tom.

A cromoterapia se responsabiliza pelos estudos das cores, buscando os significados e até fazendo associações interessantes. No circulo cromático, os tons se dividem entre frios e quentes, sendo que as pessoas também contam com uma variedade de tons neutros para fazer uma decoração mais discreta.

As tendências mais recentes de decoração apontam o sucesso do color blocking, caracterizado pela combinação das cores vibrantes. Esta opção é perfeita para quem gosta de colorir os ambientes e não sente medo de ousar. Outra forma bem interessante de personalizar os ambientes é através do jogo de cores que caracteriza as estampas.

As principais cores na decoração e seus significados

O azul predomina no quarto

– Azul: considerada a cor da tranquilidade, é capaz de exercer um efeito terapêutico nas pessoas. Pertence ao grupo dos tons frios, por isso quando decora um ambiente favorece a sensação de frescor e descanso. O azul diminui a ansiedade e aumenta a sensação de sono.

– Verde: esta cor fria está associada à coragem, natureza e ao crescimento. É considerada por muitos o tom perfeito para quem busca o equilíbrio, já que possui o poder de aliviar o estresse. Enquanto o verde-claro é perfeito para decorar quartos de criança, o tom escuro combina com quem busca a sensação de força.

Leia Também:  Penteados para cabelo muito liso: dicas

– Roxo: uma cor capaz de invocar a espiritualidade e favorecer a vida de quem busca equilíbrio. Apesar de possuir variações cromáticas, o roxo sempre consegue despertar o lado artístico das pessoas e contribui com uma atmosfera de meditação.

– Vermelho: trata-se de uma cor quente e bastante energética, capaz de influenciar no dia a dia das pessoas. O tom aumenta a sensualidade do ambiente e contribui também com a motivação. O uso do vermelho em demasia pode ser prejudicial, já que desperta insensibilidade e egoísmo.

– Laranja: decorar um cômodo da casa com esta cor é uma ótima aposta, especialmente porque ela estimula a criatividade. O tom se revela dinâmico, deixa as pessoas mais confiantes e otimistas com a vida.

– Amarelo: remete ao sol, a riqueza e gera calor no ambiente. É uma cor quente capaz de animar e encorajar e alimentar o ego. Para não causar a sensação de insegurança, evite a combinação com o branco.

Banheiro decorado com rosa adquire personalidade

– Rosa: trata-se de uma cor romântica, faz referência ao feminino e tem capacidade de despertar o afeto das pessoas.

– Marrom: é uma cor capaz de proporcionar a sensação de estabilidade, além de ser sóbria e séria.

– Cinza: muitos associam o tom ao medo e a negatividade, mas quando combinado a outras cores consegue deixar o ambiente moderno e agradável.

– Preto: numa proposta de decoração, a cor pode se apresentar de forma indiferente ou concentrar uma poderosa dose de requinte. Também é signo de mistério e prepotência.

– Branco: é uma cor neutra que costuma ser usada em parceria para destacar outra tonalidade mais intensa. Favorável nos truques de decoração, ele favorece a luz no ambiente e cria a sensação de amplitude. No entanto, um ambiente todo branco pode parecer fraco e sem vida.

Leia Também:  Acessórios para Banheiro Preços e Onde Comprar

Escolha as cores que se encaixam a sua personalidade e faça maravilhosas combinações para decorar a casa.

Top