Cuidados ao Contratar um Pedreiro Cuidados ao Contratar um Pedreiro

Cuidados ao Contratar um Pedreiro

Quem quer reformar a casa precisa tomar alguns cuidados na hora de contratar a mão de obra. Um serviço mal feito pode trazer sérios…

Por Paulo Lima em 12/01/2020

Quem quer reformar a casa precisa tomar alguns cuidados na hora de contratar a mão de obra. Um serviço mal feito pode trazer sérios problemas no futuro e até comprometer a estrutura do imóvel.

Para evitar esse tipo infortúnio, é fundamental colocar em prática algumas orientações capazes de ajudá-lo a escolher profissionais capacitados, que possam atender às suas expectativas. Muita gente não se preocupa com esses detalhes e acaba tendo prejuízos com a obra. Ou seja, a reforma que deveria ser motivo alegria para sua família, acaba se transformando numa verdadeira dor de cabeça.

Caso não queira que isso aconteça com você, confira dicas que separamos. Elas vão garantir que sua reforma seja feita com muito mais qualidade e eficiência.

Leia também: Custo de Obra por M2

Cuidados ao Contratar um Pedreiro

Cuidados ao contratar pedreiros

1. Se você está em dúvida sobre qual pedreiro contratar, peça indicações a amigos e familiares. Você certamente deve conhecer alguém que já realizou alguma reforma e precisou deste de serviço. Eles poderão indicar bons profissionais como também dar sugestões de quem você não deve contratar;

2. Para evitar danos, elabore um contrato de prestação de serviço. No documento, deverão constar alguns dados pessoais do contratado, como nome completo, RG, CPF, endereço etc. Ele também deve trazer detalhes sobre a realização da obra, bem como prazos e forma de pagamento. E não se esqueça de registrar as penalidades em caso de descumprimento;

3. Procure saber quantos profissionais a obra deve exigir. Neste caso, uma boa opção é contratar equipes que já trabalhem juntas há algum tempo, por causa do maior entrosamento. Para ter dimensão do tamanho da reforma, conte com o apoio de um engenheiro ou arquiteto;

Saiba Qual é a melhor época para reformar

4. Evite delegar ao pedreiro serviços que não sejam de sua competência, como instalações elétricas, pintura e encanamento;

5. Sempre desconfie dos profissionais que cobram muito barato. Muitos deles utilizam o preço baixo como isca para atrair clientes e prestar um serviço de péssima qualidade. Vale à pena gastar um pouco mais e ter a certeza de que você não vai correr esse risco.

Depois de contratar o pedreiro, mantenha-se inteirado sobre o andamento da obra. Além disso, procure se informar também sobre os custos, horas trabalhadas, consumo de material e outros detalhes importantes para evitar que você seja enganado. Se não tiver tempo para acompanhar a reforma, delegue a tarefa a alguém de sua confiança.

10 dicas para escolher o pedreiro certo

Se você vai fazer uma obra e deseja um pedreiro que cumpra com todas as etapas de forma séria e eficiente deverá observar algumas dicas importantes, como:

1ª dica – Carteira Assinada

O bom senso é muito importante nessa hora, pois se você assinar a carteira do profissional estará garantindo a si próprio, como a todos os direitos que o profissional tem e você vai evitar incômodos futuros.

2ª dica – Faça a metragem da obra

Exija do profissional que faça a metragem da obra antes de dar o orçamento para que não haja surpresas durante o andamento do serviço. Muitos pedreiros se arrependem do preço por não fazerem a metragem da obra da maneira correta.

3ª dica – Desperdício de material

Veja outras obras que o profissional trabalhou se ele botou muito material fora, se houve desperdício. Informe-se com o proprietário da obra.

4ª dica – Rendimento do profissional

Veja o que é melhor se contratar por dia ou se você prefere por empreitada. Nesse caso o valor da obra é mais alto, pois é calculado os dias de chuva que poderão ocorrer e atrasar o término da obra. Para ser por dia o profissional deve render bem e trabalhar 8 horas diárias.

5ª dica – Capricho

O bom profissional revisa toda a obra, anota tudo observa detalhes. Nunca deixa problemas para depois procura resolvê-los o mais rápido possível.

6ª dica – Planejamento é fundamental

Antes de dar inicio a obra o pedreiro deve estar com tudo planejado para que se siga a ordem.

7ª dica – Pontualidade

Essa é uma característica fundamental do pedreiro. Ser pontual significa que o serviço vai render. Chegar no horário e sair no horário certo é muito importante para o bom andamento da obra.

8ª dica – Discrição

O bom pedreiro é discreto, observa muito e fala pouco. Está sempre atento a todas as etapas da obra sempre com o pensamento voltado para melhorias.

9ª dica – Educação

A educação é fundamental, pois o profissional deve saber tratar com os outros profissionais envolvidos e também com o dono da obra. As vezes pode ser mulher a contratante do serviço e ter educação é fundamental.

10ª dica – Calma

O pedreiro deve ter calma para desenvolver as tarefas da obra. Além de serem muitas também pode ocorrer alguns imprevistos e nessa hora ter calma e concentração para encontrar a melhor solução é fundamental

Agora que você já conhece as características para contratar um bom profissional, mãos a obra. Boa Sorte!

Top