quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 16:58:11
MundodasTribos

Não é de hoje que sabemos que contas em atraso corta todo suporte doméstico. Porém, isso não resulta a qualquer momento, existem prazos definidos para o corte em cada um dos suportes domésticos, inclusive da água da residência.

Por isso, quem não está com suas contas em dia deve se atentar aos prazos para não ser pego de surpresa. A seguir, confira com quantas contas em atraso corta o suporte doméstico.

O que este artigo aborda:

Contas em atraso corta no uso doméstico?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CPC), contas em atraso corta qualquer despesa fixa de uma residência, como energia e internet. Em vista disso, toda concessionária pode e deve realizar o corte do fornecimento de seus serviços, caso o consumidor tenha contas pendentes.

Contas em atraso corta no uso doméstico

Fonte/Reprodução: original

Porém, o corte não é realizado rapidamente. De acordo com a lei definida, toda concessionária responsável pelo fornecimento de um serviço deve notificar o usuário de suas contas em atraso durante o prazo. Cada uma delas define um período, fora dele a empresa não tem direito de realizar o corte de serviço.

O que é o aviso prévio de corte?

Desde 2020 uma legislação federal entrou em vigor no Brasil sobre contas em atraso que corta a água e qualquer outra despesa fixa. Essa legislação impõe que todas concessionárias devem enviar um aviso prévio de corte ao devedor antes de concretizar a ação.

Esta ação foi desenvolvida para que o consumidor esteja ciente do futuro corte por falta de pagamento. Sendo assim, a concessionária deve expor a data que a suspensão ocorrerá e quais os motivos. Após o envio do aviso prévio, o corte será realizado somente depois de 15 dias. Além disso, a suspensão de qualquer serviço deve acontecer em horário comercial.

Por que pagamos por água potável?

Contas em atraso corta a água. Essas contas são obrigatórias em todo território nacional com o objetivo de evitar o desperdício da água e tornar seu uso racional. A água é um bem que necessita de preservação, por isso não deve ser utilizada com descontrole.

Além do mais, os valores arrecadados dos cidadãos com a conta de água são repassados para programas de preservação, manutenção de serviços de saneamento e a continuação das operações de abastecimento.

São por esses motivos que a tarifa torna-se obrigatória para todos os brasileiros. Assim, contas em atraso corta a água até que o consumidor regularize os pagamentos para o novo ligamento de serviço.

Existe o corte de contas de água em atraso?

As contas em atraso corta a água, assim como outros serviços básicos. Porém, esta ação só pode ser realizada pela concessionária após o prazo de 90 dias do vencimento de uma conta. Fora desse prazo, não há a possibilidade da suspensão do serviço ocorrer.

Existe o corte de contas de água em atraso

Fonte/Reprodução: original

Além disso, antes do cancelamento, o usuário deve receber um aviso prévio para que esteja ciente da possibilidade do corte de serviço. Caso o cidadão não realize o pagamento das pendências dentro do período, a empresa torna-se autorizada para concluir a suspensão.

Como funciona se atrasar outros suportes domésticos?

Contas em atraso corta os serviços de água e de outros suportes domésticos. Cada um deles oferece seu prazo para a realização da suspensão. De acordo com a lei, eles devem seguir à risca as próprias definições antes do corte. Confira como funciona:

Conta de luz

No caso da luz, contas em atraso corta seus serviços ao consumidor que esteja no mínimo a 90 dias sem a realização do pagamento. Após esse período, é enviado o aviso prévio ao cidadão, que nesse caso terá 15 dias para regularização antes da suspensão.

Caso o pagamento não aconteça, a empresa responsável pode suspender seus serviços e ainda recorrer aos órgãos de proteção ao crédito. Para grandes dívidas, os consumidores podem combinar o método de pagamento com a companhia. No caso da luz, é possível dividir a pendência em até 12 vezes.

Conta de Internet

Além de tarifas básicas, contas em atraso corta a internet também. Só que nesse caso, há a chamada suspensão parcial. Ela ocorre após 30 dias do atraso da conta e suspende apenas parte do serviço. Com mais 30 dias, a suspensão total ocorre, mas também com o aviso prévio.

Segundo a Anatel, caso o cliente regularize sua situação com a empresa, os serviços devem ser realizados dentro do prazo de 24 horas após a quitação total dos atrasos.

Qual a importância da água para a vida humana?

Contas em atraso corta a água como um método de incentivar o controle do gasto desse elemento. A água é considerada extremamente importante para a vida humana. Uma pessoa precisa de cerca de 4 litros de água por dia para que seu organismo funcione como o esperado. Além disso, o elemento é essencial para diversas atividades do dia-a-dia, como limpeza de ambientes, preparação de alimentos e higiene pessoal. Por essa razão, é impossível viver sem água potável.

Como ajudar o planeta?

Todo o planeta necessita de água para sobrevivência, por isso é importante economizar ao máximo esse recurso natural. Para isso, é preciso evitar torneiras com problemas, usar a mangueira somente quando há necessidade, diminuir as descargas diárias e reutilizar a água já utilizada para outros serviços domésticos.

Com pequenas ações é possível evitar uma crise hídrica e preservar da melhor forma o planeta Terra. Garantir a economia e controlar os gastos do final do mês é o mínimo que todo ser humano deve fazer.

O conteúdo "Com quantas contas em atraso corta a água e outros suportes domésticos em 2022!" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

2 Via Boleto Unibanco

2 Via Boleto Unibanco

Nova Unidade da USP em Santos

Nova Unidade da USP em Santos

Onde Encontrar Hotéis pela Internet?

Onde Encontrar Hotéis pela Internet?

Aparelhos para Fisioterapia

Aparelhos para Fisioterapia

Projeto Guri SP – Vagas em Cursos Gratuitos

Projeto Guri SP – Vagas em Cursos Gratuitos

Coca Cola ganha ação contra RedeTV! e empresas vinculadas ao refrigerante Dolly

Coca Cola ganha ação contra RedeTV! e empresas vinculadas ao refrigerante Dolly