Consumir alimentos vencidos: perigos

O consumo de alimentos vencidos pode causar muitos problemas a saúde. A maioria das pessoas pensa que o fato de alimento estar congelado e…

O consumo de alimentos vencidos pode causar muitos problemas a saúde. A maioria das pessoas pensa que o fato de alimento estar congelado e com a data de validade vencida não faz mal algum. Porém, o fato do alimento estar congelado não vai alterar os danos para a saúde. Saiba mais sobre os perigos de consumir alimentos vencidos.

Alimentos vencidos podem causar sérios problemas a saúde dos consumidores. (Foto: divulgação)

Cuidado com a data de validade

Durante as compras, as pessoas se preocupam somente com a aparência dos alimentos, já que ela também indica se eles estão adequados ou não para o consumo. Porém, quando se tratam de alimentos industrializados (principalmente os refrigerados) as preocupações vão além da aparência.

Desde 1980, existe uma lei no Brasil que exige que as indústrias de alimentos estampem de forma visível nas embalagens informações indispensáveis do produto, como data de fabricação, validade, peso e lote.

Até o dia do vencimento, as empresas garantem a qualidade dos produtos. Após esse período, o fabricante não se responsabiliza mais sobre o consumo desse alimento. Sendo assim, é indispensável ter cuidado com a data de validade dos alimentos.

A intoxicação alimentar é um dos problemas que pode ser causado pelo consumo de alimentos vencidos. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para conservar os alimentos 

Perigos de consumir alimentos vencidos

São vários os perigos do consumo de alimentos vencidos para a saúde. Dentre os principais problemas e sintomas causados estão:

  • Diarreia
  • Dores estomacais
  • Infecção alimentar
  • Intoxicação alimentar
  • Vômitos
  • Cólicas

O comprometimento da saúde dos indivíduos que consumirem produtos vencidos vai depender do alimento que foi ingerido, das quantidades, do tempo de vencimento e de outros fatores. Sendo assim, é indispensável prestar atenção na validade dos alimentos na hora da compra.

Na hora da compra é indispensável ter cuidado com a validade dos alimentos. (Foto: divulgação)

Veja também quais os riscos da intoxicação alimentar 

Leia Também:  Erros ao escolher vestido de noiva

Os alimentos vencidos podem causar sérios problemas a saúde dos consumidores. Dentre os problemas mais graves está a intoxicação alimentar que pode causar sérios desconfortos para o indivíduo e colocar até sua vida em risco. O ideal é ficar atento para a data de validade de cada alimento na hora da compra. Tenha cuidado também com os produtos em promoção, pois costumam estar próximos do vencimento ou já estarem vencidos.

Top