Qual o melhor consórcio para reformar ou construir?

Lucas 24/03/2022 Economia

Sabe aquele projeto de casa que você vive sonhando, mas que nunca sai do papel por conta do orçamento? Com o consórcio para construção ele acontece. 

Muita gente acha que o consórcio é só para a compra de bens como casas prontas e veículos, mas esse recurso é muito mais amplo. Na modalidade para construção, você reforma ou constrói sua casa do zero sem prejudicar as contas.

consórcio para construção 

O que é o consórcio para construção

Um consórcio para construção funciona como qualquer outro tipo de consórcio: você se junta a um grupo de pessoas interessadas em construir ou reformar suas casas e paga parcelas mensais até que seja contemplado com sua carta de crédito. 

Essa é uma alternativa para quem tem o sonho de uma casa novinha, mas não tem o orçamento necessário para pagar o projeto à vista. Por conta do prazo máximo de contemplação, que pode chegar a 180 meses, ele é a opção perfeita para quem está planejando a longo prazo. Assim, você vai pagando sem comprometer a renda e enquanto organiza o seu projeto. 

Como funciona esse tipo de consórcio

Nós já dissemos que o consórcio para construção funciona como qualquer outro. Mas o que isso significa?

Uma administradora é responsável por unir você a um grupo de pessoas com o mesmo objetivo. Juntos, vocês alimentam uma espécie de poupança coletiva, na qual o montante correspondente às parcelas mensais vira o valor da carta de crédito. Todos os meses, um dos consorciados é sorteado e recebe o valor contratado. Além desse tipo de contemplação, que acontece nas assembleias, é possível ainda ofertar lances, na tentativa de antecipar o acesso à carta. 

Consórcio para construção x empréstimo 

É muito comum ter dúvidas sobre qual é a melhor opção entre o empréstimo e o consórcio. Para essa pergunta, não existe resposta certa, já que ambos têm suas vantagens e só a sua necessidade pode determinar a melhor. 

O empréstimo é uma alternativa para quem precisa de dinheiro rápido. No contexto doméstico, ele é indicado, por exemplo, para uma reforma que está comprometendo a estrutura de uma casa e precisa ser feita com urgência. Com ele, você tem as chances de ter a oferta aprovada no mesmo dia. A condição, porém, é ter uma taxa de juros embutida no valor a ser devolvido à instituição financeira. 

O consórcio, por sua vez, é uma opção para quem ainda está colocando as ideias no papel e, por isso, não precisa do dinheiro com tanta pressa. A principal vantagem é que você não paga juros no consórcio, apenas uma taxa de administração que remunera a empresa responsável e garante a segurança do produto.

Quais são as regras do consórcio para construção?

Fazer um consórcio para construção não é um processo burocrático. Entretanto, antes de procurar uma administradora para contratar o seu, é preciso ficar atento a algumas condições que devem ser atendidas.

Uma delas se refere ao terreno. A carta de crédito de um consorciado só pode ser usada em um lote de terreno que fica em território nacional. Nada de sair construindo em terras estrangeiras, viu?

Embora esse tipo de consórcio normalmente seja adquirido com o propósito de construir ou reformar, ele também pode ser usado na aquisição do próprio terreno. Isso vai depender do valor da sua carta. 

Se a sua carta demorar para sair e quando isso acontecer você tiver desistido de construir uma propriedade, nem tudo está perdido. É possível usar o valor recebido para comprar um imóvel pronto, seja ele novo ou usado. A condição é que seja da mesma categoria, ou seja, uma moradia. 

Falando em moradia, outra vantagem que o consórcio oferece é a do uso do FGTS. Com o fundo de garantia, você pode dar lances para aumentar suas chances de receber a carta, complementar o valor da carta que recebeu, caso seja inferior ao seu planejamento, ou quitar as parcelas em aberto.   

Como ser contemplado em um consórcio para construção?

Se você está sonhando com a casa nova e enxerga no consórcio uma oportunidade para tirar esse projeto do papel, saiba que existem duas maneiras de ser contemplado: via sorteio ou lance. 

O sorteio é o formato padrão de contemplação. Todos os meses, um dos consorciados tem seu número de contrato sorteado em uma assembleia. Quando isso acontece, ele recebe a carta de crédito contratada e, caso ainda tenha valor pendente, continua pagando. 

Já o lance funciona como um leilão. Nesse formato, o consorciado pode fazer uma oferta na tentativa de receber sua carta antecipadamente. Se o lance for aceito pela administradora, a carta de crédito é entregue. E o melhor é que não é preciso oferecer o valor total pendente, apenas ter feito a melhor oferta. 

Gostou da ideia e quer ser o próximo contemplado? Então o contrate o consórcio de construção e conquiste a casa própria!

Outros artigos

Processo Seletivo Faculdade de Araras

14/01/2010

Processo Seletivo Faculdade de Araras

Faculdade Municipal de Araras oferece cursos EAD: a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou  as inscrições para o proces...