Saiba o que fazer se você não consegue pagar todas as contas

Estamos no final de mais um ano e como que por tradição, algumas pessoas gostam de passar a virada sem nenhuma dívida, pois acham…

Estamos no final de mais um ano e como que por tradição, algumas pessoas gostam de passar a virada sem nenhuma dívida, pois acham que traz mais sorte e o ano seguinte será de abundância. Tirando as superstições de lado, elas estão no caminho certo. Pessoas endividadas tendem a ficar nervosas, mal de saúde e minguam. Se livrar das dívidas é a melhor forma para se começar bem o novo ano.

Mas como fazer para conseguir pagar todas as dívidas?

Como pagar suas contas:

Faça uma lista de todas as contas – para sair do vermelho, a primeira coisa a se fazer é um levantamento do que você deve. Relacione todas as contas, cheque especial, cartões de crédito, cartões de lojas de departamentos, luz, água, telefone, açougue, e outros.

  • Organize as contas por ordem de urgência e/ou com taxas de juros mais altas, exemplo, é interessante pagar o cheque especial, que tem altíssimas taxas de juros, entorno de 80% ao ano, também pagar a conta de luz e gás, para poder ter o conforto mínimo em casa.
  • Cancele os cartões de créditos – Se  já esta com contas, um passo importante a ser dado é cancelar os cartões de crédito, pois assim fica mais fácil parcelar a fatura devida. Com juros na casa dos 150% ao ano, a dívida de cartão é a mais cara de todas.
  • Cancelar também os cartões fidelidade de lojas de departamento, como os da Renner, C&A, Marisa e outros. Eles são um risco na mão de pessoas endividadas, pois além de instigarem aos gastos desnecessários, oferecem limites extra para saque. A pessoa endividada tem de entender que esse dinheiro não é dela, e logo terá que devolvê-lo. Logo isso não passa de um empréstimo com altos juros.
  • Cancelar o cheque especial, conversando co o gerente do banco é fundamental. Pois esta dívida também pode ser parcelada e você poderá pagar aos poucos, com parcelas que se encaixem ao seu orçamento.
  • Negocie com os credores as formas de pagamento de suas contas. As chances de eles abrirem uma conversa de negociação são altas, pois mesmo aos poucos eles preferem receber, a correrem o risco de não receber.
  • Controle ao máximo as despesas.
  • Gaste dinheiro, exclusivamente, com o essencial. Essa é a única chance de se economizar dinheiro para poder pagar as outras contas. Reserve 20% do que ganha para sanar as contas, use somente os outros 80% para os gastos corriqueiros.
  • Peça descontos toda vez que puder, quando for comprar algo.
Leia Também:  Aumento da gasolina 2013

 

Top