Descubra quais são os perigos das dietas da moda

As dietas milagrosas, sempre na moda, estampam revistas e jornais prometendo uma rápida e fácil perda de peso; a maioria é baseada em consumo…

Por Editorial MDT em 02/12/2011

As dietas milagrosas, sempre na moda, estampam revistas e jornais prometendo uma rápida e fácil perda de peso; a maioria é baseada em consumo de certo tipo de alimento, ignorando a ingestão de outros nutrientes também essenciais ao corpo. É dessa forma que o erro alimentar ocorre! Como pode ser percebido, essas dietas não apresentam um equilíbrio durante a ingestão dos alimentos; ocasionando um desequilíbrio do organismo, pela falta de nutrientes necessários ao funcionamento adequado do corpo. Esse é um dos principais motivos em que médicos e nutricionistas não indicam ou dão opiniões positivas quanto a realização de dietas “milagrosas”

A eterna busca pelo corpo perfeito de forma rápida é o que motiva milhares de pessoas a buscar esses tipos de dietas milagrosas; porém o que se sabe é que a adoção dessas medidas radicais pode levar a um aumento no peso (ganho ponderal) muito visível nos primeiros dias de sua realização. Outro fator que desfavorece a realização dessas dietas, é que emagrecimento é algo temporário, pois geralmente é um resultado de uma perda de líquido corporal devido a alteração alimentar e não, necessariamente, da gordura contida no organismo, assim logo que a alimentação da pessoa volta ao normal, o peso retorna aos seus valores habituais.

Para chegar ao peso ideal, é necessário antes de qualquer coisa, a consulta com um especialista, seja ele médico ou nutricionista. Estes irão realizar os devidos exames, além de avaliar a quantidade de gordura corporal, para depois avaliar quanto e em que período ocorrerá sua perda de peso; tudo isso visando sua saúde. Após isso, irão avaliar a sua ingestão diária de alimentos e fazer mudanças, estas sempre restritas a uma dieta balanceada e que contenha os nutrientes essenciais e necessários para a manutenção do organismo.

Antes de iniciar uma dieta iremos dar algumas dicas sobre como manter seu peso, lembrando que apensa um profissional especializado poderá dar a orientação adequada em cada caso, assim:

  • Estabeleça um horário para as refeições que devem ser divididas em 5 a 6 vezes por dia;
  • Sempre mastigue bem os alimentos;
  • Beba bastante líquido, pelo menos 10 copos de água por dia;
  • Não abuse de alimentos gordurosos;
  • Sempre opte por alimentos grelhados, cozidos ou assados;
  • Sempre tenha em seu cardápio, frutas, legumes e verduras;
  • Evite o abuso de álcool e cigarros;
  • Realize atividades físicas.

Essas dicas em associação a uma dieta equilibrada, podem ajudar você a obter o peso esperado; lembrando sempre de procurar um especialista antes de realizar qualquer alteração dietética, seu corpo agradece!

Top