Conheça os novos tipos de entrevistas de empregos

Conheça os novos tipos de entrevistas de empregos

Um dos momentos mais estressantes na conquista de um emprego é a entrevista, pois nunca sabemos como ela será. Geralmente, antes da entrevista, achamos…

Por Editorial MDT em 04/09/2011

Um dos momentos mais estressantes na conquista de um emprego é a entrevista, pois nunca sabemos como ela será. Geralmente, antes da entrevista, achamos que o entrevistador seja um carrasco e que fará de tudo para nos deixar sem respostas. Por isso, a tendência é ficarmos muito nervosos e não deixarmos os nossos reais conhecimentos claros.

Então, antes de mais nada o mais importante em uma entrevista de emprego é manter a calma. Pense em bons momentos e tente prever um final feliz para a entrevista. Normalmente, os entrevistadores são pessoas amigáveis e respeitosas, portanto, não há o que temer, basta ser sincero e humilde, já que qualquer mentira pode ser descoberta no futuro, o que o prejudicará bastante no seu trabalho.

Outro fator importante é a pontualidade. Chegue sempre uns 10 minutos antes. Porém, cuidado para não chegar muito mais cedo que o combinado, porque pode mostrar que você é uma pessoa ansiosa demais para o cargo. Quanto às roupas, seja discreto e as mulheres não devem se maquiar demais, principalmente se o encontro for de manhã.

Antigamente, as entrevistas eram baseadas em perguntas diretas, ou seja, respostas eram basicamente monossilábicas, com os famosos “sim” ou “não”. Entretanto, agora, as entrevistas estão mais abrangentes e pretendem conhecer concretamente os conhecimentos dos seus candidatos. Além do mais, elas avaliam se o candidato consegue articular bem os seus pensamentos na hora de falar. Sendo assim, conheça os novos tipos de entrevistas de empregos para não ser pego de surpresa e ficar sem resposta quando passar por uma dessas entrevistas.


O tipo de entrevista mais comum hoje em dia é o que seleciona o candidato por suas competências. Antes da entrevista, a empresa confecciona um organograma que mapeia todas as funções dos cargos que compõem o seu espaço. Então, as competências de cada cargo são definidas para que os candidatos que as possuam sejam selecionados.

Nessas entrevistas, as competências são divididas em três focos: os atributos, a prática e a técnica. No primeiro item, a pessoa deve ter as qualidades profissionais geralmente necessárias para todos os cargos como a flexibilidade, o empreendedorismo e a liderança. Na prática, o entrevistador precisará saber se você tem um bom relacionamento interpessoal e boa postura profissional e quanto ao foco técnico, é necessário que você reúna todas as competências técnicas para assumir o cargo em concorrência.

Nas entrevistas abertas e dirigidas, o empregador precisará conhecer as suas habilidades para se integrar aos seus futuros colegas de trabalho, pois todos os funcionários devem acreditar nos objetivos da empresa em que trabalham.

Por isso, antes de encarar esse tipo de entrevista, leia bastante sobre a empresa para conhecer as suas metodologias, ideologias e crenças para pertencer ao seu grupo. Às vezes, ao invés do escritório, o entrevistador possa preferir um local mais informal, como um restaurante. Quando isso acontecer, os seus hábitos sociais também estarão sendo avaliados. Então, opte por pratos simples de serem comidos, evite os mais caros do cardápio e não peça bebidas alcoólicas.

Com a tecnologia, até as entrevistas podem ser feitas pela internet atualmente. Algumas empresas, seja para economizarem tempo como dinheiro, optam por fazerem as entrevistas através de programas de mensagens instantâneas como o MSN ou pelo Skype, por onde é possível ver os candidatos. Mesmo nesses casos, seja sempre objetivo e sincero.

Entrevistas por telefone também são comuns nesses dias. Para tanto, esteja preparado para esses casos, com blocos de anotações ao lado do telefone. Alguns entrevistadores gostam de propor problemas para que você encontre uma solução. Seja rápido e não tente enfeitar demais a sua trajetória para resolvê-los, pois o que o entrevistador quer é um empregado que consiga solucionar problemas com eficiência e rapidez, e não com beleza.

Esses são alguns tipos de entrevistas de empregos. Não importa qual o tipo que você encarará, pois o segredo está na sua honestidade diante dos apontamentos feitos no seu currículo e nas suas respostas. Seja criativo, seguro, humilde e sincero nas entrevistas, além de olhar a pessoa nos olhos e não ficar se mexendo na cadeira o tempo todo. Boa sorte!

Top