Conheça os 12 Alimentos que Contribuem para Ganhar Músculos

Malhar todos os dias disciplinarmente na academia não é o suficiente para ter o corpo musculoso. Para tanto, são necessárias muita proteína, carboidrato, gordura…

Por Editorial MDT em 31/08/2011

Malhar todos os dias disciplinarmente na academia não é o suficiente para ter o corpo musculoso. Para tanto, são necessárias muita proteína, carboidrato, gordura boa, água, vitaminas e minerais. Sem uma dieta balanceada com esses alimentos, não se conquista o corpo dos seus sonhos. Por isso, conheça os 12 alimentos que contribuem para ganhar músculos.

Como foi dito acima, a proteína é muito importante para o ganho de massa muscular. Entretanto, é preciso saber que, com a maioria das carnes ingeridas, muita gordura saturada e colesterol também vão para o organismo. Por isso, a melhor carne para a aquisição de proteínas é o frango, sem a pele, claro. Para comê-lo, grelhe o filé por alguns minutos com azeite, sal e pimenta. É delicioso e faz muito bem.

A famosa combinação brasileira, feijão com arroz, é perfeita para quem precisa de massa muscular. Os aminoácidos do feijão se unem aos do arroz para formarem proteína. O arroz ainda é fonte de carboidratos, importantes para darem energia ao corpo. Logo 1 concha de feijão em 2 colheres de arroz são o suficiente para uma dieta saudável.

O famoso queijo de soja japonês, o tofu, é ótima fonte de proteína, cálcio e magnésio. Por isso, seus músculos e os seus ossos ficarão fortes. Mas o mais importante no tofu são as isoflavinas, responsáveis pelo equilíbrio dos hormônios femininos. Então, o acúmulo de gordura diminui e os músculos trabalhados ganham destaque.

A quinua é um grão que pode ser consumido à vontade por quem pretende ganhar músculos. Ele tem aminoácidos essenciais, aminoácidos do BCAA e whey protein, que preservam o músculo, além de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

Comer 3 ovos inteiros por semana mantém o corpo em forma e as gorduras boas no lugar, ou seja, nos músculos, pois eles são riquíssimos em proteínas. A banana é fonte de carboidrato e, portanto, deve ser consumida um pouco antes da malhação para ser queimada.

O iogurte natural, por ser livre de gorduras e rico em proteínas, deve ser consumido após o treino, pois ele é ótimo para a recuperação do corpo e para a construção do músculo.

Em todas as refeições, os esportistas devem ingerir muito carboidrato, ou seja, as massas como macarrão, lasanha, nhoque entre outras delícias italianas, além de pães diversos. No entanto, cuide para que esses alimentos sejam integrais, que têm fibras e pouco açúcar.

Um bom atleta precisa de no mínimo 2 litros de água para hidratar todo o corpo e principalmente, os músculos, que precisam da água para sintetizarem as proteínas. A água de coco também é muito importante antes do treino, pois ela tem carboidrato e potássio.

Se você gosta de embutidos e sempre opta por fazer lanches rápidos à tarde, a melhor opção é o peito do peru que, além de ser muito saboroso, tem pouca gordura e colesterol e é uma boa fonte de proteína.

A castanha-do-pará, por possuir grande quantidade de argenina, matéria-prima usada para a produção do hormônio masculino testosterona, ajuda no aumento da massa muscular. Além do mais, é rica em gordura boa e selênio, anti-inflamatório que combate as inflamações causadas durante os exercícios.

Por fim, temos o salmão que é ótima fonte de proteína mas, acima de tudo, de ômega 3, gordura que ajuda a combater as inflamações causadas pelos exercícios pesados, ajudando na recuperação muscular. Se você não gosta de salmão, outras fontes de ômega 3 são a sardinha e o atum, que podem ser usados em lanches frios.

Esses são os 12 alimentos que contribuem para ganhar músculos. Portanto, comece agora a sua dieta para então se matricular em uma boa academia de ginásticas. Somente assim você terá músculos fortes e saudáveis.

Top