Mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos

Desde crianças estamos acostumadas a ouvir vários comentários sobre crendices relacionadas aos cuidados com os cabelos. Por exemplo, o cabelo se acostuma com o…

Desde crianças estamos acostumadas a ouvir vários comentários sobre crendices relacionadas aos cuidados com os cabelos. Por exemplo, o cabelo se acostuma com o shampoo, ele só deve ser cortado na lua certa e muitos outros. Se isso é verdade ou apenas um mito, é o que sempre ficamos em dúvida. Pensando em desmistificar esses questionamentos, selecionamos alguns mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos. Confira.

Os cabelos podem ser lavados todos os dias, principalmente os oleosos. (Foto: divulgação)

Importância dos cuidados com os cabelos

Todas as mulheres desejam sempre estar com os cabelos lindos e sedosos, afinal, eles são grandes aliados da beleza feminina e também masculina. Para estar com as madeixas sempre impecáveis existem alguns cuidados básicos que são indispensáveis, como mantê-los limpos e hidratados. Outro fator que deve ser considerado é o tipo de cabelo, (que pode ser seco, oleoso, misto) dessa forma é possível cuidar bem dos fios de maneira correta.

A maioria das mulheres acha que já sabem tudo sobre os cuidados com seus cabelos, mas é preciso ficar de olho para não errar em nada e assim prejudicar o cabelo. Não importa se os fios são mais resistentes ou menos, todos eles são delicados e merecem cuidados especiais. Afinal, não queremos ter cabelos fracos e quebradiços.

Os cabelos necessitam de cuidados especiais. (Foto: divulgação)

Veja também como combater a oleosidade após a escova inteligente 

Mitos e verdade sobre cuidados com os cabelos

1. Cortar os cabelos na lua cheia aumenta o volume dos fios.

Mito. Essa crendice era muito usada pelos povos passados que acreditavam na influência da lua para os cabelos. Porém, não existe nenhuma evidência científica que comprove a influência lunar sobre os cortes de cabelo.

Leia Também:  Como Cuidar dos Cabelos Loiros Naturais

2. Água fria faz bem para os cabelos.

Verdade. A água quente prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção de oleosidade. A temperatura mais indicada é fria ou morna.

3. Cortar as pontas dos cabelos mensalmente ajuda os fios a crescerem mais rápido.

Mito. Os cabelos crescem em média 1 cm por mês, com corte ou sem. O cuidado de cortar as pontas deixam os fios mais saudáveis e harmônico. Porém, o corte não acelera o crescimento dos fios.

4. Os cabelos se acostumam com o shampoo.

Mito. O que acontece é que o uso de shampoo inadequado para seu tipo de cabelo acaba deixando resíduos sobre os fios e dando uma aparência semelhante a inicial. Porém, especialistas garantem que os fios não se acostumam com o shampoo.

5. Escovar os cabelos constantemente pode danificar os fios.

Verdade. O uso constante de secador é um processo agressivo para os fios. Porém isso pode ser contornado através de cuidados especiais e uso de produtos que ajudem a reduzir os danos. O ideal é usar o secador sempre em baixa temperatura e manter distância de 20 cm dos fios.

6. Lavar os cabelos todos os dias deixa os fios mais oleosos.

Mito. Muito pelo contrário, os cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias com produtos específicos e sem massagens excessivas para não estimular a produção das glândulas cebáceas.

O uso excessivo de secador pode ser prejudicial para os cabelos. (Foto: divulgação)

Veja também dicas de cuidados com o cabelo 

Os cabelos necessitam de cuidados especiais para que fiquem sempre bonitos e saudáveis. O uso de produtos específicos para cada tipo de fio é indispensável para a beleza dos mesmos. A limpeza dos cabelos deve ser feita cuidadosamente e a hidratação deve ser constante. Cuide das suas madeixas e deixe seu visual ainda mais bonito.

Leia Também:  Benefícios do Amaranto: quais são

 

 

Top