Conheça as empresas líderes em exportações no Brasil

Nos últimos anos, o crescimento da economia brasileira vem apresentando um enorme destaque no mercado internacional. Mesmo com a crise financeira que a Europa…

Por Redacao em 24/09/2011

Nos últimos anos, o crescimento da economia brasileira vem apresentando um enorme destaque no mercado internacional. Mesmo com a crise financeira que a Europa tem enfrentado no país (em ritmo lento), a economia cresce a cada ano de forma estável. Isto tem refletido em ganho, ou seja, temos atraído confiança no mercado externo e importado em maior número.

Muitas empresas têm apresentado êxito na exportação de seus produtos mesmo tendo que competir com outros países de grande potencial em exportações. Entre os países que mais exportam está a China, parceira do Brasil em vários projetos, mas que também exporta muitos de seus produtos devido ao baixo valor de sua moeda.

Ao longo dos anos, o Brasil vem desenvolvendo um grande plano de exportação através de muitas empresas que estão entre as principais e as que mais exportam para vários países do mundo. Segue a relação das principais exportadoras do Brasil que têm lucrado em vários países:

*A Vale do Rio Doce é uma das maiores empresas do mundo. Ela foi criada em 1940 ainda no Governo de Getúlio Vargas. Hoje, é uma grande empresa privada, de capital aberto e que movimenta milhões na economia do Brasil.

A empresa possui negociações de suas ações nas principais bolsas de valores do mundo como a bolsa de valores de Paris (NYSE Euronext), na de Nova York (NYSE) e a bolsa de Hong Kong (HKEx). O valor de suas exportações durante o ano é de U$ 26 milhões de dólares estando na primeira colocação entre as empresas que mais exportam no país.

A segunda colocação fica com a Petrobras, empresa estatal que também é uma das maiores do mundo. Sua principal área de atuação é prover a energia que passa a impulsionar um melhor desenvolvimento do país e garantir um futuro com mais qualidade. O país é muito beneficiado pela Petrobras. Suas exportações geram (anualmente) mais de U$ 20 milhões visto que ela opera em mais de 20 países.

Outra grande empresa que impulsiona o mercado de exportação do Brasil é a Cargill. Ela é uma organização privada com grande potencial para exportação e está posicionada entre as 15 maiores
empresas do país. Ela já atua no Brasil desde 1965 onde sua principal área de atuação são as atividades agrícolas e a indústria de alimentos. Quanto a sua exportação passa dos U$ 6 milhões, ocupando assim, a terceira colocação no ranking das empresas que mais exportam.

Na quarta colocação vem a Bung Alimentos, uma empresa que atua no mercado do agronegócio e alimentos no Brasil e em vários outros países. A empresa, sendo a primeira em agronegócio quanto ao mercado de exportações, tem nada mais nada menos que mais de cem (100) anos de atuação no mercado brasileiro.

Toda essa experiência faz com que a empresa exporte mais de U$ 4.500 milhões através de seus produtos. A Embraer também ocupa as primeiras colocações na área de exportações. Ela foi fundada em 1969 e já é a terceira maior fabricante de aviões comerciais em todo o mundo (tem seus aviões atuando em mais de 60 países com mais de 16.000 funcionários).

A empresa já ocupou o primeiro lugar em exportação no ano de 1999 e atualmente suas exportações
passam dos U$ 4.600 milhões por ano. O Brasil tornou-se um dos países que mais exportam em todo o mundo. Com isto, os seus principais frutos têm sido um aumento crescente de sua economia, geração de emprego e renda para os brasileiros.

Top