Conheça a Camisa que Monitora os Pacientes

Agora, os médicos não precisam mais se preocupar com os sinais orgânicos dos seus pacientes, pois foi criada, na Espanha, uma “camisa inteligente” que…

Agora, os médicos não precisam mais se preocupar com os sinais orgânicos dos seus pacientes, pois foi criada, na Espanha, uma “camisa inteligente” que monitora todos os sinais fisiológicos do corpo humano de forma não-invasiva. Assim, de longe, o médico pode saber como os seus pacientes estão reagindo e se os seus sinais estão bons, podendo entrar em contato com eles no momento em que perceberem uma anomalia.

Tal camisa foi batizada como “plataforma de biomonitoramento”, pois os dispositivos ligados à peça detectam a temperatura do corpo do paciente, a sua frequência cardíaca, a sua postura entre outras funções. Então, ela envia as informações com um sistema sem fio para que os dados vitais da pessoa sejam armazenados para posterior análise. Por isso, o aparelho pode funcionar como um dispositivo para a “telemedicina”, pelo qual o acompanhamento médico pode ser feito de áreas remotas.

A tecnologia foi criada por cientistas da Universidade Carlos III de Madri, a UC3M e possui um sistema parecido com o GPS, que pode localizar os pacientes dentro de um hospital ou em qualquer lugar. Sendo assim, o sistema possui uma infraestrutura fixa, instalada em hospitais e as unidades móveis, que se movimentam com os pacientes.

Além do mais, a camisa que monitora os pacientes é lavável e pode ser usada por quanto tempo o paciente desejar, pois as suas informações vitais serão enviadas para um computador em tempo real para serem analisadas por um especialista da área.

Com algumas modificações, essa camisa também pode ser adaptada para detectar anomalias cardíacas em atletas, enquanto praticam os seus esportes.

O acelerômetro instalado na camisa inteligente permite que a posição corporal do paciente seja monitorada. Desse modo, é possível saber se ele está sentado, deitado, reclinado ou praticando algum exercício físico, o que é imprescindível na hora do monitoramento dos sinais como batimentos cardíacos.

Leia Também:  Novo Uniforme da Seleção Brasileira 2014

Nos hospitais, seriam instalados computadores que possuem vários alarmes, dispensando o monitoramento constante das informações orgânicas dos pacientes. Tais alarmes podem ser configurados de acordo com a situação de cada paciente como quando a temperatura corporal ultrapassar os 38º ou quando os batimentos cardíacos passarem de 100 por minuto.

Entretanto, esses alarmes podem ser ajustados pelos médicos de acordo com o problema de saúde dos seus pacientes. Desse modo, assim que um dos alarmes disparar, uma mensagem aparece na tela do computador, uma mensagem é enviada prontamente para o médico responsável ou para os funcionários do hospital que estiverem mais próximos do paciente em questão.

A tecnologia novamente está presente para garantir uma melhoria na saúde pública. Com o uso da camisa que monitora os pacientes, fica muito mais fácil para a equipe médica detectar se algum paciente vai sofrer um ataque cardíaco ou se está febril, podendo intervir o quanto antes para que isso não ocorra. Por enquanto, a camisa ainda está em fase de testes, mas esperamos que, em pouco tempo, ela esteja disponível em todos os hospitais do mundo para termos uma garantia de saúde melhor. Então, será como ter um médico em casa, 24 horas por dia.

 

Top