INSS antecipará 13ª de aposentados e pensionistas

INSS antecipará 13ª de aposentados e pensionistas

Élida Santos 13/04/2016 Notícias

Nessa quarta-feira, 8 de agosto, o Governo Federal declarou a antecipação da metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As pessoas beneficiadas com a medida receberão a primeira parte do salário extra junto com a folha de pagamento de agosto, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, segundo decreto publicado no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira.

Aposentados em pensionistas podem se preparar para receber parte do 13° salário (Foto: Divulgação)

A Previdência Social afirmou que serão contemplados com a atencipação 25,6 milhões de benefícios em todo o País. Além disso, órgão público afirmou que não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. Segundo consta na legislação, o IR sobre o 13º salário só é cobrado no mês de dezembro, quando será paga a segunda parcela do beneficio.

Confira também: Inss Dataprev – Consulta Extratos de Pagamentos (Benefícios, Requerimentos) 

Consulta do extrato do 13° salário para pensionistas e aposentados

O extrato mensal de pagamento do 13° terceiro salário estará disponível para consultas site do Ministério da Previdência Social a partir do dia 27 de agosto. Os aposentados e pensionistas receberão a primeira parcela do abono de 50% do valor do 13º, representa uma injeção extra na economia de R$ 11,2 bilhões nos meses de agosto e setembro, além dos cerca de R$ 23,8 bilhões do benefício mensal, de acordo com o Governo Federal.

Cálculo proporcional do 13°

As pessoas que passaram a receber o benefício após o mês de janeiro o valor será calculado proporcionalmente. Já, quem foi contemplado com o auxílio-doença, o INSS vai calcular o 13° salário com antecipação, e também proporcional ao período. “Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício”, explica o governo.

Acesse o site da Previdência e consulte o valor do benefício disponível (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre: Consulta Benefício Previdência Social 

Quem não pode receber a antecipação do benefício?

Diante das determinações legais, não têm direito a receber o 13º salário as pessoas que recebem os seguintes benefícios: renda mensal vitalícia, amparo previdenciário do trabalhador rural, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, abono de permanência em serviço, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Outros artigos

Pacotes de viagens pela Europa em 2012

23/02/2012

Pacotes de viagens pela Europa em 2012

Conhecer a Europa ainda é o sonho de muitos viajantes, em especial os brasileiros que tem curiosidade de conferir de perto as belezas desse continente. Por isso, d...

Notebook Positivo I3 Preço,onde Comprar

28/01/2011

Notebook Positivo I3 Preço,onde Comprar

Os notebook são equipamentos que contam com praticamente as mesmas funções de um computador convencional mais ele pode lhe oferecer maior praticidade e facilidad...

Como descolorir os pelos do braço

12/03/2012

Como descolorir os pelos do braço

[caption id="attachment_407574" align="aligncenter" width="470" caption="Descolorir os pelos disfarça os fios (Foto: Divulgação)"][/caption] Para ficar ainda mais...