Conheça 5 motivos para realizar o Papanicolau

O que é o Papanicolau? O Papanicolau é um importante exame ginecológico que deve ser feito por todas as mulheres. Seu nome é em…

Por Editorial MDT em 25/11/2011

O que é o Papanicolau?

O Papanicolau é um importante exame ginecológico que deve ser feito por todas as mulheres. Seu nome é em homenagem ao médico George Papanicolaou, criador do exame em 1940.

É um procedimento muito rápido e simples de ser feito, e é de fundamental importância para detectar várias doenças, entre elas o câncer de colo de útero, responsável por diversas mortes por tumor no Brasil. Cerca de 18 mil mulheres são diagnosticadas anualmente com esse tumor.

Menos da metade das mulheres brasileiras já fizeram o Papanicolau. Esse é um dado assustador, se pensarmos na importância que o exame possui para a saúde da mulher. Além do câncer de colo de útero, esse exame ajuda na prevenção do HPV e outras infecções vaginais.

Como é feito o exame?

Para realizar o exame, a mulher deita na maca ginecológica, devidamente preparada. O médico introduz um espéculo, um pequeno aparelho para abrir a região genital de forma que se possa enxergar dentro da mulher. Depois, ele realiza uma pequena raspagem do colo do útero, em três regiões diferentes e coloca o material em uma lâmina. Esse material vai para análise. O procedimento é um pouco incômodo, e algumas mulheres podem sentir um pouco de dor, mas nada que seja insuportável.

Quando a análise do material estiver pronta, a mulher deve fazer uma nova consulta com o médico para saber o resultado.

Quando fazer o exame?

Não é recomendado realizar o Papanicolau quando a mulher se encontra no período menstrual, ou próximo desse período. O melhor momento é, em média, dez dias após a menstruação.

Todas as mulheres em período fértil, mesmo aquelas que não possuem vida sexual ativa, devem realizar o exame. As mulheres que iniciaram a vida sexual muito cedo, devem realizá-lo o quanto antes.

Para evitar possíveis erros no resultado, alguns cuidados devem ser tomados, para evitar a contaminação do material coletado. Para isso:

1. Evite relações sexuais até dois dias antes da realização do exame;

2. Não faça duchas íntimas nesse período;

3. Evite o uso de cremes ou remédios vaginais.

Cinco principais motivos para a realização do Papanicolau

1. Ajuda na prevenção ao câncer de colo de útero. Esse tumor é muito agressivo e causa diversas mortes anualmente. O Papanicolau é capaz de detectá-lo precocemente, ajudando no tratamento e recuperação da mulher.

2. Detecta Infecção pelo vírus HPV. Esse vírus é responsável por lesões que podem se tornar tumores malignos. Dessa forma, o exame pode detectá-lo e fazer com que a mulher fique mais atenta, realizando exames periodicamente, para não desenvolver o câncer ou detectá-lo o mais cedo possível.

3. O exame pode detectar lesões pré-cancerígenas, ou seja, que podem se tornar câncer de colo de útero.

4. Detecta infecções genitais, tanto fúngicas como bacterianas, para poder tratá-las corretamente e o mais rápido possível. Além dessas, o Papanicolau pode detectar infecções viróticas no colo do útero como, por exemplo, verrugas genitais e herpes.

5. Algumas vezes o teste pode dar informações sobre como estão os hormônios femininos, como a progesterona e o estrogênio.

É muito importante que as mulheres se cuidem. Façam o exame regularmente e tirem suas dúvidas com o ginecologista.

Top