Confirmada a descoberta do Bóson de Higgs

Na última quinta-feira, 14 de março, os físicos do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, em francês), anunciaram que depois de uma análise de…

Na última quinta-feira, 14 de março, os físicos do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, em francês), anunciaram que depois de uma análise de dados a partícula subatômica descoberta em julho de 2012 é realmente o Bóson de Higgs . Esse item foi previsto em uma teoria de 1964, e é considerado uma das peças fundamentais de formação do Universo.

Leia também: Meteoritos que já caíram na Terra

 

O Bóson existe (Foto: Divulgação)

“Partícula de Deus” existe

Conhecida popularmente como partícula de Deus, a Bóson de Higgs faz parte do mecanismo que credita massa a toda a matéria, e recebeu esse apelido por causa de Peter Higgs, um dos físicos que garantiram sua existência. Em 2012, os cientistas do Cern anunciaram a descoberta de uma partícula que na teoria seria parecida com o Higgs.

Na época não foi confirmado que se tratava do Bóson com 100% de certeza. Porém, os físicos declararam em um comunicado oficial durante um congresso de Física nos Alpes italianos, depois de uma análise cuidadosa, com duração de 12 meses de dados produzidos pelo Grande Colisor de Hádrons (na sigla em inglês, LHC) que trata-se mesmo da partícula Bóson.

Saiba mais sobre: Saiba quais são teorias mais conhecidas sobre o fim

“Para mim está claro que estamos lidando com um Bóson de Higgs, embora tenhamos ainda um caminho longo até saber que tipo de bóson ele é,” declarou Joe Incandela, que é o físico que chefia uma das duas equipes do Cern que trabalham diretamente com o tema, cada uma com cerca de 3.000 cientistas.

Dados da pesquisa foram analisados com cuidado antes de divulgação do resultado (Foto: Divulgação)

Tamanho da matéria é determinado pelo Bóson Higgs

A comprovação da existência do Bóson confirma a teoria de que os objetos têm seu tamanho e forma definidos quando seus átomos e elétrons interagem com um campo de energia que contém Bósons de Higgs. De acordo com a teoria, quanto maior a quantidade desse elemento eles atraem a esse campo magnético, maior será a massa do objetivo. Mesmo diante da confirmação de que o Bósons de Higgs existe de alguma forma, de acordo com o comunicado do Cern, não sabe-se de fato se é essa a partícula esperada e descrita na teoria de 1964, por isso os estudos vão continuar.

Continuar Lendo  Escova de Dente Elétrica, Modelos

Top