Alimentos que fazem bem para a tireoide

Editorial MDT 02/07/2012 Notícias

A tieoide é uma glândula muito importante do nosso corpo.

A glândula tireoide possui a forma de uma borboleta e se localiza sobre a traqueia, logo abaixo da laringe. Ela é essencial para o nosso organismo por ser responsável pela produção de dois hormônios, triiodotironina e tiroxina. Eles coordenam quase todas as funções do nosso corpo, incluindo o metabolismo, o desenvolvimento físico e mental, assim como as funções nervosas e musculares. É fácil perceber a grande importância dessa glândula para o funcionamento adequado do organismo. Confira dicas de alimentos que fazem bem para a tireoide.

Conheça os principais problemas da tireoide e saiba como tratá-los.

Peixe – um grande aliado

Um dos maiores aliados do bom funcionamento da tireoide é o peixe. Assim, é de extrema importância que ele faça parte do seu cardápio. Ele é rico em ácidos graxos e ômega 3, os quais são excelentes fontes de iodo, elemento essencial para que a tireoide realize sua função de maneira adequada.

Consuma menos quantidade de açúcar

Não há quem resista às guloseimas tão deliciosas! Porém, é preciso ter cuidado na hora de consumi-las. Os altos níveis de açúcar no sangue pode prejudicar o funcionamento ideal da glândula tiroide, trazendo graves consequências ao equilíbrio do nosso organismo.

Aposte em alimentos ricos em iodo

Em quantidades ideais, o iodo colabora com o bom funcionamento da tireoide. Assim, opte em consumir alimentos que tenham o iodo em sua composição. Dentre eles podemos citar.

  • Frutos do mar;
  • Sal não refinado;
  • Algas marinhas;
  • Caldo de peixe;
  • Manteiga;
  • Abacaxi;
  • Alcachofra;
  • Verduras com coloração escura.

Evite o consumo excessivo de açúcar

Invista em grãos, cereais e sementes

Outros alimentos que fazem bem para a tireoide são os grãos, os cereais e as sementes. Assim, é de extrema importância que eles façam parte do seu cardápio.

Evite o consumo de verduras cruas

Algumas verduras, quando consumidas cruas, podem prejudicar o bom funcionamento da tireoide. Isso porque elas contêm substâncias naturais denominadas glucosinolatos. Entre as verduras que contem esse elemento, podemos citar:

  • Repolho;
  • Brócolis;
  • Couve-flor;
  • Espinafre.

Para consumi-las sem preocupação, basta cozinhá-las no vapor, ou em água.

O consumo de grãos e sementes ajuda o bom funcionamento da tireoide

A tiroide é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo. Ela é responsável pela produção de dois hormônios responsáveis pelo equilíbrio do nosso corpo. Assim, merece grande atenção. Após conhecer alguns alimentos que fazem bem para a tireoide, basta incluí-los em seu cardápio e usufruir dos benefícios. Sua saúde agradece!

Saiba como fazer o auto-exame da tireoide.

Outros artigos

Termos mais pesquisados no Google em 2013

28/12/2013

Termos mais pesquisados no Google em 2013

Sempre que se aproxima o fim do ano, o Google libera a sua tradicional lista dos termos mais pesquisados no sistema de buscas da companhia, sediada em Mountain View,...

Hotéis de selva no Amazonas

20/03/2013

Hotéis de selva no Amazonas

O Amazonas é sem dúvidas o coração de nosso país. Não só por abrigar a maior floresta tropical do mundo, como também revelar a nossa cultura e tradição, que enviada ...

Morango ajuda a emagrecer

11/06/2012

Morango ajuda a emagrecer

[caption id="attachment_464266" align="aligncenter" width="449" caption="O morango é uma fruta rica em fibras que ajudam no emagrecimento."][/caption] O morango a...