Concurso público para professores Cuiabá-MT

Um novo concurso público para professores Cuiabá-MT deve ser realizado nos próximos meses, de acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Estado de…

Um novo concurso público para professores Cuiabá-MT deve ser realizado nos próximos meses, de acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso (Seduc/MT).

Concurso público para professores Cuiabá-MT (Foto Ilustrativa)

A expectativa inicial era de que esse processo seletivo fosse realizado no segundo semestre de 2014, mas acabou tendo a organização adiada para 2015. Atualmente, a Seduc possui um quadro total de 22.823 professores, dos quais 60% são contratados temporários.

Com o concurso 2015, o objetivo é diminuir o número de temporários, lembrando que existe a previsão de realizar outros certames ao longo dos próximos quatro anos, contribuindo também para elevar a média histórica do quadro de professores efetivos.

Concursos com inscrições abertas 2015

Concurso público para professores Cuiabá-MT

A Seduc vai divulgar, em breve, o edital do novo certame (Foto Ilustrativa)

Conforme as informações iniciais, já existe uma comissão, formada por técnicos da Seduc, da Secretaria de Gestão e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep), que está analisando a demanda para definir o número de vagas que será disponibilizado no concurso Seduc MT 2015.

Após essa definição, que levará em conta também a previsão orçamentária do Estado, o governo então iniciará o procedimento para contratar a empresa que será responsável por organizar o concurso público.

O concurso mais recente do órgão, para professor, ocorreu em 2009 (Foto Ilustrativa)

Como não errar na preparação de concursos públicos

Por enquanto, não há maiores informações a respeito da quantidade de vagas e nem sobre os requisitos, mas as especulações dão conta de que haverá oportunidades para o cargo de Professor da Educação Básica, com exigência de licenciatura plena, cuja remuneração inicial é de R$ 2.609,00.

O concurso anterior da Seduc MT para essa função foi realizado em 2009, quando houve uma oferta de 3.000 vagas para professores, nas áreas de Língua Portuguesa, Informática, História, Matemática, Línguas Estrangeiras, Sociologia e História.

Ação do Ministério Público determina a realização de concurso pela Seduc

A expectativa é de que sejam oferecidas vagas para o cargo de Professor da Educação Básica (Foto Ilustrativa)

O que também deve garantir a realização do novo concurso para professores em Cuiabá 2015 é uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual, determinando que a Seduc faça um concurso dentro do prazo de 270 dias, para o preenchimento de vagas de professores e profissionais da educação suficientes para atender à demanda.

Concurso do Corpo de Bombeiros Militar RJ

De acordo com o MPE, as contratações temporárias da Seduc ocorrem de forma irregular, burlando a regra do concurso público. O órgão estadual, por sua vez, contestou a ação, mas afirmou que cumprirá a determinação.






Top