Como não errar na preparação de concursos públicos

Como não errar na preparação de concursos públicos? Certamente, isso é o que muitos dos concurseiros, espalhados por todo o Brasil, querem saber, pois…

Como não errar na preparação de concursos públicos? Certamente, isso é o que muitos dos concurseiros, espalhados por todo o Brasil, querem saber, pois identificando alguns erros comuns durante o preparo, você pode eliminá-los e aumentar as chances de ser aprovado.

Como não errar na preparação de concursos públicos (Foto Ilustrativa)

Um desses erros é a falta de organização para os estudos, com o candidato estudando de qualquer jeito e deixando conteúdos importantes para trás. O ideal é criar uma planilha de estudos e seguir o cronograma à risca, acompanhando a produtividade e anotando os seus pontos fracos e fortes, para saber quais áreas precisam de reforço.

A organização e o planejamento são fundamentais para ter uma boa preparação para concursos, assim como saber escolher bem o local de estudos, que deve ser tranquilo, silencioso e confortável. Evite lugares cheios de pessoas e que tenham aparelhos de TV e som por perto.

Como estudar leis para concurso público: dicas

Como estudar para concursos sem edital

Como não errar na preparação de concursos públicos

Ter um lugar agradável, confortável e silencioso para estudar é fundamental (Foto Ilustrativa)

Entre os erros na preparação para concursos, também vale citar a falta de foco. É comum estudar para vários concursos ao mesmo tempo, mas isso pode atrapalhar bastante a sua preparação, principalmente se os certames são de áreas totalmente diferentes.

Se você vai fazer mais de um concurso na mesma época, o recomendado é escolher processos seletivos de áreas semelhantes, cujas provas tenham conteúdos parecidos. Assim, dá para organizar melhor os estudos e aumentar as chances de aprovação.

Também é essencial evitar distrações com TV, celular e computador enquanto você estuda (Foto Ilustrativa)

Outro erro dos concurseiros é só começar a estudar depois que o edital do certame desejado for divulgado. Com isso, você acaba perdendo um bom tempo de estudo, que seria fundamental para se preparar bem para as provas.

Leia Também:  Concurso SEMA 2011, Edital Bahia

Nesse caso, a dica é procurar pelo edital do concurso anterior do cargo em questão e começar os estudos a partir dele, resolvendo também as provas de concursos antigos da área, pois assim você ganha um tempo enorme de preparação.

Outras dicas para evitar erros no estudo para concursos

O candidato deve sempre acreditar que tem condições de ser aprovado, pensando positivamente (Foto Ilustrativa)

Há ainda várias outras dicas para evitar erros ao estudar para concursos, como:

– Não tenha medo e nem receio de fracassar, pensando sempre positivamente.

– Defina metas e procure sempre cumprí-las.

– Mantenha-se sempre atualizado, com a leitura de jornais, revistas, etc.

– Tenha bastante disciplina para cumprir seu cronograma de estudos.

– A preparação exige sacrifícios, mas também é bom descansar e relaxar de vez em quando, para ganhar mais força e disposição para estudar.

Top