Concurso Advocacia Geral da União 2013

Para esse ano, estão previstos diversos concursos que devem mobilizar profissionais de várias áreas. Entre eles, destaca-se o certame da Advocacia Geral da União,…

Para esse ano, estão previstos diversos concursos que devem mobilizar profissionais de várias áreas. Entre eles, destaca-se o certame da Advocacia Geral da União, cuja previsão é de que centenas de novas vagas sejam criadas. O processo seletivo é voltado para a contratação de profissionais formados em direito e há diversas etapas a serem cumpridas para a aprovação.

As vagas são para contratar advogados da União (Foto: divulgação)

Vagas no concurso Advocacia Geral da União 2013

As 560 vagas para o concurso da Advocacia Geral da União 2013 foram criadas por meio da lei Nº 12.671, de 19 de junho de 2012. De acordo com a lei a criação dos cargos está subordinada à autorização em anexo próprio da lei orçamentária anual com a dotação suficiente para o primeiro provimento. Além disso, caso a autorização e os recursos previstos no orçamento forem suficientes apenas para um provimento parcial dos cargos, o saldo da autorização e da dotação deve constar de anexo da lei orçamentária do exercício em que os cargos forem criados e preenchidos.

Foram 560 vagas criadas para o órgão (Foto: divulgação)

Concurso Advocacia Geral da União 2013

Os participantes do concurso da Advocacia Geral da União 2013 devem ter formação superior em direito, ser registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ter prática forense há pelo menos dois anos. A carga horária dos advogados da União é de 40 horas por semana. Realizado em 2012 o último concurso da Advocacia Geral da União foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe-UNB) e ofereceu 68 vagas.

Salário oferecido no último certame era de quase 15 mil reais (Foto: divulgação)

Na época, o salário para as vagas no concurso de Advogado da União era de R$ 14.970,60. O certame, que ainda está em andamento, conta com seis fases: prova objetiva, inscrição definitiva, provas discursivas, prova oral, sindicância da vida pregressa e avaliação de títulos. Somente na prova objetiva são abordadas diversas matérias. Entre elas podem-se citar direito administrativo, direito constitucional, direito financeiro e econômico, direito tributário, direito civil, direito processual civil, direito processual civil, direito empresarial, direito internacional público, direito penal e processual penal, direito do trabalho e processual do trabalho e direito de seguridade social.

Leia Também:  Gabarito Arsesp 120 Vagas

Não deixe de ver: Concurso Público Tribunal de Contas AM 2013: edital, vagas

Concursos para tribunais: como se preparar

Top