Concursos para tribunais: como se preparar

Os concursos para tribunais são sempre muito concorridos, em virtude dos altos salários e dos vários benefícios que oferecem. Consequentemente, o esforço que o…

Os concursos para tribunais são sempre muito concorridos, em virtude dos altos salários e dos vários benefícios que oferecem. Consequentemente, o esforço que o candidato precisa fazer para alcançar uma vaga no setor também é maior.

Os concursos para tribunais estão entre os mais concorridos do país. (Foto: Divulgação).

Ao longo deste ano, devemos ter vários processos seletivos abertos para cargos em tribunais em todo o país. As oportunidades serão distribuídas a candidatos com nível médio e superior nos tribunais de justiça, regional eleitoral, regional do trabalho, entre outros.

Veja também: Dicas para passar no concurso de juiz.

Para aproveitá-las, separamos algumas dicas de como estudar para concursos de tribunais. Abaixo, você pode conferir essas orientações bem como alguns dos conteúdos exigidos na maioria dos exames.

Como se preparar para concursos de tribunais

O ideal é começar a se preparar o mais cedo possível. (Foto: Divulgação).

O candidato deve começar o seu preparo o mais cedo possível. Para isso, você pode estudar usando o edital de seleções anteriores, ficando atento às disciplinas cobradas para o cargo pretendido.

Em geral, os concursos para tribunais cobram conhecimentos em português, informática, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo, direito civil, administração pública e legislação específica. Lembrando que os temas podem variar de acordo com cada tribunal. Porém, as disciplinas elencadas são exigidas na maioria dos exames.

Após o edital ser publicado, você deve examinar o conteúdo programático que será obrado em cada matéria e ver quais são as novidades. Em seguida, monte um cronograma de estudos, procurando enfatizar as matérias que terão mais peso em sua prova. Além disso, não se esqueça de separar um horário para revistar o que já foi estudado.

Leia Também:  Concurso Prefeitura de Virgem da Lapa 2010

Saiba mais sobre como estudar direito para concursos.

Você pode se preparar usando provas de edições de concursos anteriores. (Foto: Divulgação).

Caso já esteja adiantado nas matérias, você pode se preparar para os concursos de tribunais baixando provas de certames iguais ou semelhantes e que tenham sido organizados pela mesma banca examinadora. Isso irá ajudá-lo a ter um entendimento melhor de como é cobrado cada disciplina.

Outra dica para estudar para provas de tribunais é focar em questões legislativas. Neste caso, é bastante útil ter em mãos a legislação pertinente a área que deseja prestar para que você possa ler sempre que tiver oportunidade (em engarrafamentos, filas, salas de espera, etc).

Agora é só colocar essas orientações em prática e torcer por bons resultados!

Top