Como usar longuetes: dicas

Os modelos longuetes, são saias e vestidos com o comprimento um palmo abaixo dos joelhos. Recentemente este modelo voltou à moda e começou a…

Por Editorial MDT em 27/01/2012

Famosas usam saias longuetes. (Foto: Divulgação)

Os modelos longuetes, são saias e vestidos com o comprimento um palmo abaixo dos joelhos. Recentemente este modelo voltou à moda e começou a surgir não só em situações formais mas também no dia-a-dia.

Muitas vezes as pessoas imaginam que os modelos longuetes possuem um ar muito tradicional e que não combinam com situações cotidianas, mas na verdade tudo depende do acessório combinado com a peça. De acordo com as outras peças usadas junto com o longuete e acessórios, a peça pode passar de um traje chique que seria usado em um casamento para uma roupa simples e confortável.

Os modelos longuetes sempre deixam a panturrilha e a canela a mostra, uma parte geralmente mais fina do corpo feminino que pode ser usada para alongar a silhueta. Para enfatizar esse efeito, a melhor opção é usar calçados que deixem a parte de cima do pé à mostra, o que por si só já ajuda a alongar as pernas. O ideal é que a sandálias possua tiras fininhas e em um tom próximo ao tom da pele ou na mesma cor da saia ou vestido. A junção de todos esses detalhes dá a impressão de que a silhueta é mais alongada. Já as mulheres que possuem a panturrilha grossa e desejam disfarçar, a melhor maneira é evitar esse modelo e procurar outros que valorizem mais essa parte.

Gordinhas também podem usar o modelo. (Foto: Divulgação)

As saias longuetes normalmente ocupam mais espaço que a blusa no look, o que acaba chamando a atenção para a peça, principalmente se a blusa for usada dentro da saia, naquele modelo mais sequinho. A combinação que normalmente é muito bonita e chique pode encurtar demais o tronco, principalmente quando a saia possuía a cintura alta. Neste caso, a melhor solução é usar a blusa e a saia em cores semelhantes, em tons próximos, desta forma a silhueta fica mais alongada e o corpo mantém uma continuidade de cima em baixo, sem ser quebrado e encurtado. Já os outros tons podem ser aplicados no calçado e nos acessórios que compõem o look.

Atriz Blake Lively aposta nos longuetes. (Foto: Divulgação)

Na hora de usar as saias longuetes, explorar decotes e peças mais justas se torna uma opção mais sexy e fina, pois como as pernas estão devidamente cobertas, não há problema em deixar um pouco do colo de fora. As mulheres que possuem os braços mais finos podem deixar essa parte exposta usando regatas, já que desta forma há uma impressão de magreza.

Para casamentos e festas a melhor dica é optar pelos vestidos, ao invés de combinar blusa e saia, já que com o vestido não tem erro e preocupação em achatar a silhueta. Para ficar mais chique e elegante, o ideal seria a escolha de uma peça confeccionada em tecidos nobres, com sandálias poderosas, principalmente com os pés a mostra. Brincos grandes e uma bolsa carteira dão o toque final no visual para a festa.

Top