Como usar gelo em uma torção de tornozelo

Você sabe como usar gelo em uma torção de tornozelo? A entorse de tornozelo é uma lesão que causa  estiramento ou ruptura de ligamentos…

Por Redacao em 19/09/2014

Você sabe como usar gelo em uma torção de tornozelo? A entorse de tornozelo é uma lesão que causa  estiramento ou ruptura de ligamentos da articulação. O mecanismo mais comum da entorse de tornozelo é o trauma em inversão do pé. Especialistas sugerem frequentemente gelo na região para aliviar a dor e reduzir o inchaço. Mas qual a maneira certa de aplicar o gelo na área machucada?

Como usar gelo em uma torção de tornozelo - Torções no tornozelo são bem comuns de acontecer no dia a dia de qualquer pessoa (Foto: Divulgação)

Como usar gelo em uma torção de tornozelo

A maneira mais comum de ocorrer a lesão é “virar o pé para dentro” (em termos médicos, trauma em inversão do pé). Geralmente observa-se inchaço no tornozelo, que ocorre somente na face lateral nas entorses leves ou difusamente nas entorses graves. Confira abaixo dicas de como usar gelo em uma torção de tornozelo:

  • Encha um saco plástico com gelo picado e aplique-o no tornozelo. Mas, primeiro, cubra o tornozelo com um pano fino e úmido.
  •  Para uma massagem, congele água em um pequeno copo de isopor e remova a parte superior do copo, uma vez que esteja congelado. Massageie suavemente o tornozelo com o gelo, segurando pela parte coberta do copo, em movimentos circulares. Não deixe o gelo na mesma parte do tornozelo por mais de 30 segundos.
  • Para um “banho de neve”, adicione água e gelo em um balde grande, imergindo o pé até que a pele fique dormente.
  •  Nos três primeiros dias após a entorse, aplique o gelo no tornozelo com intervalos de duas a quatro horas.
  •  Não faça aplicações de gelo por mais de 20 minutos, para evitar danos aos nervos.
  •  Pare com a aplicação de gelo assim que a pele começar a ficar dormente.

Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico (Foto: Divulgação)

Como aliviar dor de torção de tornozelo

Além da aplicação de gelo, são recomendadas outras medidas como:

É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra (Foto: Divulgação)

  • Repouso: fazer movimentos apenas para as necessidades básicas diárias e evitar longas caminhada;
  • Elevação: elevar o membro afetado, colocando-o sobre um apoio, quando sentado e sobre um ou dois travesseiros, quando deitado;
  • Medicações: podem ser prescritos analgésicos e anti-inflamatórios, que devem ser utilizados conforme orientação médica.
  • Exames complementares: dependendo do tipo da lesão o médico pode, após realizar o exame físico do joelho, solicitar uma ressonância magnética. Esse exame deve, preferencialmente, ser realizado de forma ambulatorial. Não há indicação da realização do exame no atendimento inicial do paciente que ocorre no pronto atendimento.
  • Fisioterapia motora: é indicada para proporcionar uma reabilitação adequada e o retorno às atividades normais do paciente.
  • Órtese: usar talas imobilizadoras ou imobilizações gessadas, conforme orientação médica. A órtese deve ser usada 24 horas por dia, retirando-as somente para a realização da compressa de gelo e para o banho;

Top