Como tirar Segunda Via Certidão de Nascimento Gratuita? Como tirar Segunda Via Certidão de Nascimento Gratuita?

Como tirar Segunda Via Certidão de Nascimento Gratuita?

A Certidão de Nascimento é o documento pessoal mais importante do cidadão, pois possui todas as informações sobre seu nascimento e sobre sua identificação.…

Por bety em 30/01/2020

A Certidão de Nascimento é o documento pessoal mais importante do cidadão, pois possui todas as informações sobre seu nascimento e sobre sua identificação. É através desse documento que você pode obter outros documentos como RG, CPF e até mesmo Título de Eleitor. O mais indicado é obter a certidão de nascimento logo após o parto, sendo de responsabilidade dos pais irem até o cartório para efetuar o registro.

A certidão de nascimento irá conter o nome completo da criança, dos pais e avós, assim como seu local e hora de nascimento e outras informações. Ao longo da vida, esse documento pode sofrer com a ação do tempo e por isso pode ser necessário emitir uma segunda via. Essa segunda via também deve ser emitida nos casos de perda do documento.

Para saber como emitir a segunda via da certidão de nascimento gratuita, leia a seguir!

2ª via Certidão de Nascimento Gratuita

A segunda via da Certidão de Nascimento pode ser solicitada em alguns casos, por exemplo, quando houver algum tipo de rasura no documento oficial. O indivíduo também pode solicitar a segunda via em casos de roubo ou extravio ou ainda para efetuar correções nas informações do documento.

Há várias maneiras de solicitar a 2ª via da Certidão de Nascimento, mas no caso de ser a segunda via, dificilmente o pedido será gratuito. Somente a primeira via do documento pode ser emitida gratuitamente, no caso da segunda, é preciso pagar uma taxa de acordo com seu estado. A única maneira de emitir a 2ª via de forma totalmente gratuita, é comprovando que você é de baixa renda e não possui condições financeiras de arcar com os custos da emissão do documento.

Métodos para emitir 2ª via de Certidão de Nascimento

Para emitir a 2ª via da Certidão de Nascimento, o cidadão atualmente pode contar com vários métodos que foram criados para facilitar o acesso a esse documento tão importante. Atualmente é possível até solicitar pela internet, sem precisar sair de casa. No entanto, caso você prefira os métodos antigos, ainda é possível solicitar nos cartórios e agora também nas agências dos Correios.

A seguir, explicamos o passo a passo para solicitar o documento nos três diferentes casos. Confira!

Veja como emitir pela internet

Emitir a 2ª via da certidão de nascimento pela internet é um método muito mais prático e ágil. Qualquer um pode fazer, afinal há um site específico para isso, o do Registro Civil. Você precisará criar o seu cadastro no site e depois poderá solicitar a certidão desejada. A boa notícia é que o portal não permite a emissão somente da certidão de nascimento, mas também da certidão de casamento e a de óbito. Outra vantagem do portal é que você pode escolher entre obter a sua certidão no formato de papel ou digital.

Se você quiser ter a sua certidão com você, pode solicitar a versão em papel. Ela será enviada para sua casa através dos Correios. Já se optar pela versão digital, você receberá sua certidão em seu e-mail. Em ambos os casos, para que a certidão seja

emitida, você deverá efetuar o pagamento da taxa. Um boleto será gerado e, após pagá-lo, você receberá a certidão no formato que tiver selecionado.

Solicitar o documento pelo site agiliza bastante o processo, no entanto, nem todos os estados oferecem o serviço no site. Por isso é preciso acessar e conferir se o seu estado está incluído. Confira o site do Registro Civil.

Como pedir nos Correios

Também é possível solicitar a emissão da 2ª via da certidão de nascimento em uma agência dos Correios. No local, você deve solicitar a um atendente o formulário do Cartório Postal e preencher com todas as informações que são solicitadas. Logo depois, você deve pagar a taxa para emissão do documento. Isso pode ser feito na mesma agência.

Você ainda deve informar o endereço no qual deseja receber a sua certidão. Se preferir receber na agência, deverá ir até o local depois para fazer a retirada do documento. Você também pode optar por receber em casa.

Como emitir no Cartório

Se você optar por emitir o documento no cartório, você deve ir até o cartório no qual foi registrado pela primeira vez. Para saber onde você foi registrado, é possível ligar para o cartório e informar seus dados pessoais. Se eles encontrarem você no sistema, significa que o seu registro ocorreu ali.

Em seguida, você deve comparecer no local tendo em mãos um documento de identificação com foto, como seu RG. Depois você deve preencher o formulário de solicitação com todos os dados que são necessários e efetuar o pagamento da taxa de emissão. O pagamento pode ser feito no próprio cartório em dinheiro.

Você ainda deverá informar um endereço no qual deseja receber a sua certidão. Agora é só aguardar que a mesma seja emitida e enviada para você.

Valores para emitir a 2ª via da Certidão de Nascimento

Para emitir a 2ª via da sua certidão de nascimento é preciso efetuar o pagamento de uma taxa, como já mencionamos. Essa taxa varia de estado para estado, por isso você deve conferir no cartório de sua cidade. Se preferir, pode ligar para o local para obter a informação. Essa taxa pode variar bastante, indo de R$20 a até R$80.

Quem realmente não possui condições de arcar com esse valor, pode fazer um atestado de pobreza comprovando de sua impossibilidade de arcar com os custos do documento. Esse atestado pode ser feito diretamente no cartório, visto que pode ser feito à mão.

Com o documento em mãos e oficializado, você pode solicitar a 2ª via da sua certidão de nascimento e ao apresentar seu atestado, ficará isento de pagar pela taxa. É importante ressaltar que o atestado de pobreza deve conter somente informações verdadeiras para que você realmente consiga a isenção. No cartório você se informa de todos os dados que devem conter no atestado para poder entrega-lo corretamente e sem erros.

Top