quinta-feira, 8 de dezembro de 2022 - 08/12/2022 06:49:51
MundodasTribos

Para agilizar o recebimento do benefício siga o protocolo (Foto: Divulgação)

Os trabalhadores que comprovarem vínculo empregatício por um período de no mínimo seis meses possuem direito de receber parcelas do seguro-desemprego. O benefício foi criado para auxiliar o trabalhador durante o período que estiver sem emprego. Para agilizar o recebimento do seguro é necessário que a empresa cumpra os prazos de entrega da documentação e do pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

O trabalhador deve estar em posse dos seguintes documentos para receber o benefício: requerimento do Seguro-Desemprego SD/CD duas vias na cores verde e marrom;  Cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão; Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS; Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado; Documentos de Identificação; três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão e documento de levantamento dos depósitos do FGTS ou extrato, além do comprovante do recebimento do benefício.

O Fundo de Garantia deve ser recebido promeiro para depois receber o seguro-desemprego (Foto: Divulgação)

A empresa possui um prazo de no máximo 10 dias para realizar os depósitos referente ao FGTS, e para efetuar o seu pagamento. O seguro-desemprego só pode ser requerido depois que o cidadão recebe o FGTS e todos os valores referente a sua rescisão contratual. Por isso, siga o protocolo determinado pela empresa a risca e não espere para receber os seus direitos trabalhistas, pois quanto mais demorar para receber, mais tempo irá aguardar pelo seguro-desemprego.

O valor do benefício pode variar de acordo com o tempo de trabalho (Foto: Divulgação)

Desde agosto deste ano (2011) o trabalhador que dá entrada no seguro-desemprego é encaminhado para três vagas compatíveis com o seu perfil assim que faz o requerimento do benefício. Caso não haja nenhuma vaga compatível com o seu perfil no momento do seu requerimento, o trabalhador fica sob aviso, pois se aparecer uma vaga de trabalho durante o recebimento do seguro-desemprego ele será contatado. Caso o trabalhador se recuse a ir fazer a entrevista de emprego por duas vezes sem nenhuma justificativa plausível o benefício é interrompido. Com essa medida em vigor o número de requerimento para receber o seguro-desemprego caiu. Só no Estado do Paraná o número de pedidos para receber o auxílio caiu 30%.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Novidades e mudanças no seguro desemprego

Novidades e mudanças no seguro desemprego

Formulário Seguro Desemprego Grátis

Formulário Seguro Desemprego Grátis

Seguro Desemprego 2009 e Abono Salarial – Novos Valores

Seguro Desemprego 2009 e Abono Salarial – Novos Valores

Reajuste do seguro desemprego em 2012

Reajuste do seguro desemprego em 2012

Como entrar com recurso no seguro desemprego

Como entrar com recurso no seguro desemprego

Consulta seguro desemprego como fazer

Consulta seguro desemprego como fazer