Como Ser Um Oficial da Marinha

Os jovens quando vêem um oficial da Marinha do Brasil fardado prestando serviços a sua corporação se apaixonam pela farda e a importância que…

Os jovens quando vêem um oficial da Marinha do Brasil fardado prestando serviços a sua corporação se apaixonam pela farda e a importância que um oficial tem dentro do seu país tem. A imponência com que se dirigem ao seu trabalho e a sua função faz com que jovens sonhadores queiram ingressar na carreira marítima, mas não basta apenas querer é preciso muito estudo na escola especializada para formação de Oficiais a EFOMM, na escola são formados Oficiais para duas opções de cursos que são Náutica e Máquinas.

Nos dois cursos os alunos devem estudar na escola em regime de internato por três anos. O curso tem dois períodos e é desenvolvido em oito semanas. Os alunos devem fazer o curso no período de três anos para poderem se formar e serem capacitados a Oficiais da Marinha.

Conheça os períodos do curso

– Período Acadêmico – neste período o estudante deve ficar por seis meses letivos em regime de internato, pois a dedicação é exclusivamente do aluno e totalmente estruturado a um sistema serial anual que é dividido em dois semestres. Isso significa que esse período é um dos mais importantes para o aluno que devera ser disciplinado e estudioso.

– Período de Estágio – este estágio é de dois semestres um o aluno devera embarcar para o curso de Náutica e o outro semestre deverá embarcar para o curso de Máquinas. O estagio nesse período é supervisionado. As atividades de ensino serão feitas nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e Almirante Braz de Aguiar (CIABA), dentre as atividades os alunos terão varias atividades que serão:

– Atividades Acadêmicas-  essas atividades serão desenvolvidas em sala de aula em laboratórios a bordo de embarcações, plataformas, terminais marítimos, estaleiros e simuladores, para que o aluno saia dessa atividade realmente apto a exercer a sua função.

Leia Também:  Como recuperar a senha do Cartão Cidadão

– Atividades Militares – nessa atividade as disciplinas curriculares serão mais intensificadas para a formação militar com embarques, formaturas, cerimônias e eventos cívico-militares , serviço diário a pratica de liderança e  as atividades de rotina das Organizações Militares, fortalecendo o seu comportamento diante a tripulaçõa.

– Atividades Extraclasse – essas atividades são uma complementação do curso através de palestras, seminários, filmes, visitas e atividades sociais e esportivo culturais  que sejam de interesse para a formação do aluno.

Quando terminar os três anos de curso o aluno passará para o estagio de pratica que é obrigatório é o Estagio de Praticante e ao terminar o curso o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas que é o curso de nível superior que foi realizado pelo mesmo e passará a fazer parte do quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil no posto de 2º Tenente.

Para maiores informações você pode entrar em contato pelos telefones: (21)3505-3100 ou (21) 3505-3113 – Fax ou dirija-se ao endereço a baixo:

– Avenida Brasil, numero 9.020 – Olaria

Rio de Janeiro/ RJ

CEP: 21.030-001

Para concluir:

A escola de formação de Oficiais da Marinha Mercante é um centro de referencia para a qualificação de Oficiais altamente qualificados, não apenas para jovens brasileiros, mas para jovens cuji país de origem não tenha uma escola de formação de oficiais da Marinha, ou para países que possuem intercambio de alunos como Peru, Panamá, Equador, República Dominicana, etc.

Se você esta interessado na carreira de oficial da Marinha procure informações e faça parte do quadro dos Oficiais da Marinha, pois o Brasil serve de referencia para a America Central, America do Sul e Parte de África. Com tanta procura assim fica claro que a capacidade do Brasil em formar excelentes Oficiais é muito grande e da a garantia de que os Oficiais brasileiros que se lançam no mercado são de excelente qualidade.

Leia Também:  Como fazer um Facebook

Top