Como ser um bom vendedor de carros

A área comercial sempre é muito promissora, ainda mais em épocas em que o incentivo fiscal, por parte do Governo Federal, para determinados setores…

Por Élida Santos em 29/12/2011

Para ter sucesso como vendedor de carros é preciso ser honesto com o cliente (Foto: Divulgação)

A área comercial sempre é muito promissora, ainda mais em épocas em que o incentivo fiscal, por parte do Governo Federal, para determinados setores está em alta. Se você é comunicativo e gosta de carros então a área automobilística pode ser uma boa saída para espantar o desemprego. Os vendedores de carros ganham comissões fartas e o salário fixo geralmente é muito bom. Porém, para ter bons rendimentos é necessário seguir algumas dicas.

1° Seja simpático – Nem sempre estamos felizes, porém, nenhuma pessoa tem culpa dos seus problemas, por isso ser simpático é obrigação de qualquer pessoa que trabalha em contato com o público ou até mesmo em um ambiente repleto de outras pessoas. Coloque-se no lugar da outra pessoa. Você está ali para comprar um item que muitas vezes não é barato, independente do automóvel ser usado ou não, e você é recebido com mau humor. Com certeza você não compraria um produto de uma pessoa que não foi simpática com você.

Seja simpático com o cliente (Foto: Divulgação)

2° Tenha paciência – Existem diferentes tipos de pessoas, e o mesmo acontece com os clientes. Você pode atender uma pessoa muito bem informada, que saiba tudo sobre carros e seja bastante decidida, como também você pode encontrar pessoas cheias de incertezas, que não conheçam nada sobre o produto e te encha de perguntas. Tenha paciência para explicar o que o cliente deseja saber e se ele, depois de tirar as dúvidas, não levar o produto, não se irrite, é direito do consumidor pesquisar, por isso, atenda as pessoas com muita paciência. Lembre-se que o bom atendimento é fator determinante na hora de decidir em que local comprar o produto.

3° Não minta: A mentira não é uma boa estratégia, por isso, não minta para o seu cliente. Se ele quer um carro econômico, venda para ele um carro que de fato seja econômico, nunca faça com que ele compre um produto que está aquém das suas expectativas. Consumidor enganado mais dia, menos dia, descobre que foi enganado e nunca mais compra com você. Fidelize os seus clientes para que eles voltem e comprem novos carros com você. Além disso, mentir não é ético, por isso não o faça.

Conheça o carro que está vendendo (Foto; Divulgação)

Seguindo essas três dicas fundamentais, você certamente venderá muito. Todavia, conheça o produto para que você tenha mais segurança durante a venda, afinal, o cliente gosta de ser atendido por alguém que conheça o produto e saiba vendê-lo, explicando o que o equipamento possui. Um bom vendedor de carros está sempre bem informado e sabe das novidades do automobilismo. Não deixe de se reciclar com novos treinamento e informações sobre o equipamento.

Top