Dicas para ser um trainee

Testes online, dinâmicas de grupo e entrevistas com gestores, tudo isso faz parte da vida de uma pessoa que está querendo ser um trainee.…

Por Élida Santos em 30/11/2012

Testes online, dinâmicas de grupo e entrevistas com gestores, tudo isso faz parte da vida de uma pessoa que está querendo ser um trainee. Ao longo do ano, várias companhias submetem jovens recém-formados a essa bateria de testes, com o objetivo de selecionar um grupo de profissionais diferenciados que serão os futuros gestores da companhia. Pensando em te ajudar a estar dentro dessa parcela de aprovados, separamos dicas para que se torne um trainee:

Para ser escolhido em um processo de seleção é preciso conhecer a companhia (Foto: Divulgação)

Estude a empresa e demonstre interesse no cargo de trainee

A primeira impressão pode ser a que permanece durante o processo de seleção de trainee. Demonstrar que está muito interessado na oportunidade, mesmo sem dizer uma única palavra, é possível e conta muitos pontos. Para isso, busque informações sobre a companhia e o cargo em aberto. Tudo isso te ajuda a ficar mais interessado ainda na oportunidade e seguro na hora da entrevista. Como consequência você terá aquele brilho no olhar que os entrevistadores tanto buscam.

Leia mais sobre: Como se sair bem no processo trainee

Saiba aproveitar as etapas do processo seletivo de trainee

As seleções de trainee são longas e possuem pelo menos três etapas. Saber aproveitar essas fases te ajuda a mostrar para o entrevistador como você pode ser aproveitado na companhia. As pessoas que pensam em uma fase por vez tendem a ir melhor. Dê o seu melhor em cada etapa da seleção para ser um trainee contratado ao final de todas.

Saiba quais são seus defeitos e qualidades (Foto: Divulgação)

Liste seus pontos positivos e negativos

Uma das respostas que podem colocar tudo a perder é a que responde o questionamento de pontos positivos e negativos. O entrevistador faz essa pergunta para saber traçar o seu perfil, mas quem diz não ter defeitos ou fica um tempão pensando em um, pode ser eliminado. Do mesmo modo, as pessoas que listam milhares de qualidades soam como mentirosas.

Confira também: Programa trainee ambev 2012

Mesmo sabendo que as palavras podem desaparecer do pensamento diante do nervoso e, por isso, o defeito não sai, ou que você pode falar demais pelo mesmo motivo, o entrevistador não vai aliviar e desconsiderar essa sua resposta equivocada. Por isso, liste em casa três pontos positivos e a mesma quantidade de negativos. Reflita sobre o que essas características dizem sobre você e tente sempre melhorar os seus defeitos. Seguindo essas três dicas valiosas você vai estar a um passo de ser selecionado em um processo de seleção de trainee.

Top