Como se relacionar melhor com as pessoas no trabalho

No ambiente de trabalho, o trabalho em si é o mais fácil de ser resolvido. Por outro lado, o que pode parecer simples, como…

Por Editorial MDT em 25/01/2012

É preciso ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, pois vocês formam um time. (Foto: Divulgação)

No ambiente de trabalho, o trabalho em si é o mais fácil de ser resolvido. Por outro lado, o que pode parecer simples, como o relacionamento humano, é o mais complicado, principalmente porque cada funcionário tem o seu caráter, o seu ritmo de trabalho e os seus ideais. Portanto, é difícil conciliar tantas personalidades juntas, mas é preciso manter um bom laço de amizade com todos os empregados, afinal, vocês formam uma equipe de trabalho. Por isso, saiba como se relacionar melhor com as pessoas no trabalho.

Muitas pessoas gostam de futricas e de fofocas. Então, fique longe delas, porque elas poderão trazer problemas, já que muitas delas só pensam em ter um cargo melhor através do jogo sujo. E como você é uma pessoa honesta, preferirá a promoção por meios mais limpos, ou seja, pelo seu bom serviço.

Seja educado com as pessoas. Palavras como “com licença”, “obrigado”, “por favor” e “desculpe-me” são sempre bem-vindas e todos lhe olharão como alguém especial e em quem podem confiar. Ao chegar e ao partir do trabalho, cumprimente as pessoas em sinal de respeito e boa educação.

A gentileza entre os funcionários é essencial para uma boa convivência.  (Foto: Divulgação)

Nunca tome partido de algum colega enquanto não tiver certeza de que ele está certo, pois você poderá se meter em uma enrascada, caso ele esteja errado. Por isso, pesquise bem os motivos pelos quais ele está sendo acusado antes de defendê-lo.

Evite falar mal dos seus colegas e dos seus superiores, porque um dos seus colegas para os quais você se abrir poderá lhe denunciar a essas pessoas, causando um grande mal estar na empresa.

Não critique nenhum colega de trabalho, pois ele poderá se tornar um grande amigo seu. (Foto: Divulgação)

Quando achar que alguém fez algo errado, chame a pessoa para conversar separadamente. Então, sem se irritar ou gritar, diga-lhe que não gostou do que ela fez e que ela ainda pode se redimir. Assim, ela saberá que você é uma pessoa confiável e se tornará uma funcionária melhor.

Os funcionários de uma empresa devem ser unidos. Afinal, todos dependem do emprego para sobreviver e ele só será mantido caso a empresa prospere. Desse modo, é muito importante dar-se bem com todos os seus colegas de serviço e isso só é conseguido através de muita educação, gentileza e compreensão.

 

 

Top