Como se bronzear de forma saudável

É difícil encontrar quem resista a pegar uma cor dourada durante as férias, pois o culto ao bronzeado é algo bastante comum em países…

É difícil encontrar quem resista a pegar uma cor dourada durante as férias, pois o culto ao bronzeado é algo bastante comum em países como o Brasil. O complicado é que tomar sol pode ser perigoso e trazer algumas complicações, como o eritema solar, a descamação e a intensa dor das queimaduras solares. Aprenda como se bronzear de maneira saudável.

Aprenda a manter o bronzeado por mais tempo.

É possível se bronzear sem sofrer com as queimaduras solares. (Foto: divulgação)

Se queimar não é se bronzear

Infelizmente nem todos sabem que, para se bronzear, não é preciso se queimar. Queimaduras repetidas é o principal fator para o desenvolvimento do câncer de pele. Entre as 10 e 16 horas os índices de raios ultravioletas do tipo B, responsável pelas queimaduras, estão muito acima do limite recomendado e por isso é indicado evitar a exposição nesse período. Já o ultravioleta do tipo A, que é o mesmo raio utilizado nas câmaras de bronzeamento, não queima, apenas bronzeia, podendo ser encontrado em grande intensidade antes das 10 horas e após as 16 horas.

Como se bronzear sem se queimar

O primeiro passo para se bronzear de uma maneira segura é entender que o tom dourado só vai começar a aparecer de 48 a 72 horas depois da primeira exposição solar, tempo que a melanina, que confere cor à pele, demora para ser produzida e liberada. Por isso não se deve tentar adquirir o bronzeado em um único dia.

A melhor maneira de conseguir o bronzeado perfeito é chegar mais cedo à praia ou piscina e, durante a primeira semana, se expor ao sol antes das 9 horas por uns 20 minutos. Depois é só aplicar uma camada generosa de protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou superior e reaplicar o produto a cada 2 horas ou sempre que der um mergulho ou suar demais.

As marquinhas aparecem dentro de 48 a 72 horas, tempo que a melanina leva para ser produzida e liberada. (Foto: divulgação)

Seguindo as recomendações em poucos dias será possível atingir a cor desejada, sem sofrer com as queimaduras ou descascar. Os resultados podem ser facilmente notados no terceiro dia. Para manter a cor por mais tempo, é só continuar seguindo o esquema.

Leia Também:  Como montar uma festa de Páscoa para as crianças

Autobronzeadores

Os autobronzeadores são uma opção eficiente para conseguir a pele dourada com toda a segurança de não se expor aos raios solares. Esses produtos são compostos por substâncias que provocam uma reação química na pele, deixando-a mais escura, de forma muito semelhante à do bronzeamento.

É importante ressaltar que esses cosméticos não estimulam a produção de melanina, responsável por conferir a coloração natural da pele, e apenas tingem a camada mais externa da cútis, chamada córnea.

Aprenda a maneira correta de aplicar o bronzeador.

Os autobronzeadores tingem a camada córnea da pele. (Foto: divulgação)

Conquistar uma pele dourara é o objetivo de muitas mulheres que entram de férias e desejam aproveitar o sol. Seguindo as recomendações é possível atingir esse objetivo de maneira segura e sem se preocupar com problemas como o eritema e queimadura solar.

Top