Atendimento Gratuito de Odontologia – Onde Encontrar

A saúde bucal é muito importante para a manutenção da saúde de todo o organismo. Isso porque muitas bactérias entram pela boca e podem…

A saúde bucal é muito importante para a manutenção da saúde de todo o organismo. Isso porque muitas bactérias entram pela boca e podem afetar o bom funcionamento dos outros órgãos. Por isso, a visita ao dentista periódica é necessária, mesmo que você não esteja sentindo nenhuma dor ou irritação nos dentes. É justamente para promover a saúde bucal que alguns atendimentos gratuitos de odontologia são feitos em várias partes do Brasil.

(Foto: Exame/Abril)

Atendimento de odontologia de graça (Foto: Exame/Abril)

Atendimento Gratuito de Odontologia – Onde Encontrar

A prevenção é o melhor remédio, pois ela evita que problemas mais graves possam surgir. Entretanto, a consulta odontológica não é barata e, além do mais, o tratamento exige mais de uma visita ao dentista. Sendo assim, fizemos esse artigo para você saber onde encontrar atendimento gratuito de odontologia. Geralmente, hospitais públicos e universidades oferecem esse serviço. Porém, algumas prefeituras também o oferecem, principalmente para crianças e para gestantes.

Atendimento gratuito pelo SUS

O atendimento gratuito de odontologia na rede pública de saúde é feito pelo Programa Saúde da Família. Para tanto, você deve agendar a sua consulta com um Agente Comunitário de Saúde ou diretamente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Em casos de emergência como dores intensas, infecções e traumas são prioridade, não necessitando de agendamento. Para encontrar a UBS mais próxima à sua casa, ligue para a prefeitura da sua cidade ou acesse o site www.prefeitura.sp.gov.br, no caso de você morar em São Paulo, capital.

Em 2003, foi implantado o programa Brasil Sorridente pelo Ministério da Saúde. Através dele, vários tratamentos odontológicos como canal, gengiva e algumas cirurgias, puderam ser feitos gratuitamente. O atendimento é feito em Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que estão distribuídos em todos os estados nacionais. Para saber onde encontrar o CEO no seu estado, ligue para o Conselho Federal de Odontologia pelo telefone (61)234-9909.

(Foto: Exame/Abril)

Atendimento odontológico pelo SUS (Foto: Exame/Abril)

Além dos atendimentos odontológicos gratuitos oferecidos pelas prefeituras e pelo governo federal, temos as universidades que não cobram nada pelo serviço ou apenas um valor simbólico. O trabalho é feito por estudantes de Odontologia com a supervisão de um professor responsável. Além disso, também tem o tratamento odontológico gratuito Uninove.

Continuar Lendo  Importância do Exercício Físico no Tratamento de Diabetes

Locais com atendimento gratuito

Na Universidade de São Paulo (USP), o tratamento é gratuito. Porém, o material utilizado deve ser pago pelo paciente. Além de adultos e crianças, a universidade atende pessoas com deficiências físicas e mentais ou com doenças sistêmicas e infectocontagiosas. Para marcar a sua consulta, ligue para (11)3091-7418 e, se você for portador de necessidades especiais, ligue para (11)3091-7838.

A Clínica de Odontologia da PUC em Curitiba oferece tratamentos odontológicos gratuitos em diversas especialidades, com exceção de radiografias, gastos laboratoriais e exames complementares.

(Foto: Exame/Abril)

Onde fazer tratamento odontológico de graça (Foto: Exame/Abril)

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os tratamentos odontológicos nas especialidades de endodontia, periodontia, cirurgia oral e clínica geral. Para marcar a sua consulta, ligue para (21)2562-2033 ou (21)2562-2034.

Para os moradores de Fortaleza, a melhor opção de atendimento gratuito de odontologia é na Clínica Integrada da Universidade de Fortaleza, que oferece tratamentos em todas as especialidades, com exceção da ortodontia, implantodontia e reabilitação oral. Antes de agendar a consulta, os interessados devem passar por uma triagem, que é feita através do telefone (85)3477-3213.

Em Brasília, também tem Tratamento Odontológico Gratuito. É só conferir e agendar sua consulta!

Atendimento Dentista Grátis

(Foto: Exame/Abril)

Tratamento odontológico de graça, confira (Foto: Exame/Abril)

Há várias formas de conseguir um atendimento gratuito de odontologia, procure mais informações na sua cidade através de postos de saúde e em hospitais públicos. Vale também ir em universidades federais ou mesmo particulares para pedir informação quanto ao atendimento, para tanto, é preciso agendar a sua consulta com antecedência para ser atendido. Por isso, o melhor a fazer é a prevenção, visitando periodicamente um dentista.

Continuar Lendo  Gymnema Sylvestre - Planta que Ajuda Emagrecer

Top