sábado, 20 de agosto de 2022 - 20/08/2022 03:37:07
MundodasTribos

Desde o ano de 2019, a Carteira de Trabalho passou a ser digital. Isso significa que a apresentação digital dela é válida e basta abrir no aplicativo para apresentá-la, mas como saber se tenho registro em uma empresa? Graças às novas tecnologias, hoje em dia é possível saber se sua Carteira de Trabalho está assinada. 

Neste artigo, você vai conferir como saber se tem registro em uma empresa de maneira rápida, fácil e segura. Dessa maneira você vai poder conferir se a empresa realmente está de acordo com suas obrigações. Continue no texto!

O que este artigo aborda:

Como posso saber do registro em uma empresa?

Conforme a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), anotações na Carteira de Trabalho são exigências. Todo o empregador é obrigado a registrar o empregado com data de entrada e valor do salário.

Como posso saber do registro em uma empresa?

Onde encontrar. Fonte/Reprodução: original.

Toda informação necessária está presente na carteira de trabalho, uma rápida consulta ao documento já é possível conferir as informações sobre o registro na empresa. 

Caso seja mais interessante, o interessado em consultar algum registro, pode fazer isso através do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social. 

Há algum site que conste o registro de trabalho da empresa?

É possível consultar o registro de trabalho da empresa através do site da RAIS. Basta acessá-lo e informar o PIS/PASEP que está presente na própria carteira. Porém, também é possível fazer uma consulta pelo INSS.

Há algum site que conste o registro de trabalho da empresa?

Site. Fonte/Reprodução: original.

Para isso, basta acessar o “Meu INSS” através do site ou do aplicativo que está disponível gratuitamente tanto para iOS quanto para Android. É possível conferir pela central de atendimento do INSS através do telefone 135. As maneiras citadas acima são totalmente seguras e práticas de acessar. 

Como verificar registro de trabalho pela carteira de trabalho digital?

É possível verificar o registro através da carteira de trabalho digital. Siga os passos a seguir:

  • Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  • Entre com seu CPF e senha do gov.br;
  • Em Início, acesse as últimas anotações do documento;
  • Em Contratos, localize as empresas quais já trabalhou;
  • Na página Enviar, veja as opções de salvar dados da sua carteira;
  • Na guia Benefícios, é possível consultar tudo o que tem direito como trabalhador.

Dessa maneira, tudo sobre sua Carteira de Trabalho é possível conferir, até mesmo saber sobre seu registro nas empresas que já trabalhou ou que trabalha. Você pode recorrer caso não conste nenhum registro na carteira. 

É importante lembrar que conforme a CLT, a idade para trabalhar de carteira assinada é a partir dos 16 anos. Contudo, para trabalhar, o rendimento escolar do cidadão não pode ser interferido e nem muito menos ser prejudicial de outra maneira. A partir dos 14 anos, o adolescente só pode atuar como jovem aprendiz.

Hoje em dia você tem tudo o que precisa em mãos, pois com o celular é possível ter acesso a documentos, inclui também a Carteira de Trabalho e Previdência Social. Não deixe de verificar se possui registro em uma empresa caso esteja em uma. Vale lembrar que a carteira física atualmente não é mais emitida, então as informações devem ser conferidas pela internet de maneira rápida, segura e eficaz.

O conteúdo "Como saber se tenho registro em uma empresa?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Economia em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Olho no Lance Leilões

Olho no Lance Leilões

Como economizar com ovos de Páscoa

Como economizar com ovos de Páscoa

Novas Regras Financiamento Minha Casa Minha Vida – Imóveis Populares

Novas Regras Financiamento Minha Casa Minha Vida – Imóveis Populares

Dicas para economizar combustível do carro

Dicas para economizar combustível do carro

Franquias com investimento de até 100 mil reais

Franquias com investimento de até 100 mil reais

Prazos do décimo terceiro 2015

Prazos do décimo terceiro 2015