Carteira de trabalho digital: como fazer registro do funcionário?

Felipo Bellini 15/03/2022 Notícias

A utilização de documentos digitais tem se tornado muito comum nos últimos anos, pela facilidade em tê-los sempre em mãos quando necessário.
Em 2019 houve o surgimento da carteira de trabalho digital, mas ainda há muitas dúvidas em relação ao seu acesso e ao registro dos funcionários por parte das empresas.

O que é a carteira de trabalho digital e como solicitar?

A carteira de trabalho se trata de um documento que possui obrigatoriedade para todos os cidadãos que fazem prestação de serviços.
Com intuito de modernizar e facilitar o seu acesso, houve a criação da carteira de trabalho digital para substituir a atual, mas isso não significa que não se usa mais a física.

O que é a carteira de trabalho digital e como solicitar

Fonte/Reprodução: original

Todos os cidadãos que possuem CPF já possuem também a sua carteira de trabalho digital. Para ter acesso a ela, siga o passo-a-passo abaixo:

  • Acesse o Portal Emprega Brasil;
  • Cadastre-se no site, caso ainda não possua;
  • Vá em “carteira de trabalho”, onde é possível ver as informações sobre o seu emprego atual e contratos anteriores.

Pelo celular, basta instalar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, preenchendo nos campos indicados as suas informações de login para visualizar sua carteira.

Como fazer o registro do funcionário com a carteira de trabalho digital?

Com a carteira de trabalho digital, a empresa pode ter dúvidas sobre como realizar o registro dos seus funcionários.

Para fazer esse processo, é necessário se cadastrar no e-Social e possuir o número do CPF de todos os trabalhadores que serão registrados. Feito isso, é só incluir os dados de todos os funcionários, até mesmo os que já foram registrados, na carteira de trabalho física.

Como preencher os dados na carteira de trabalho digital?

As informações a serem fornecidas na hora de preencher carteira de trabalho digital são o salário e a data de admissão, assim como na carteira física. A diferença está no número da CTPS, que agora possui apenas 7 dígitos.

A CTPS segue esse modelo:

  • Número da carteira de trabalho: 7 primeiros números do CPF;
  • Série da carteira de trabalho: 4 últimos números do CPF;
  • UF: Unidade de Federação do funcionário ou da empresa.

A carteira de trabalho digital teve sua criação com o intuito de facilitar a vida dos brasileiros, que agora podem ter o documento sempre em mãos para eventuais consultas. É necessário que as empresas realizem o quanto antes o registro de todos os funcionários, até mesmo os que já possuem registro em suas carteiras de trabalho físicas.

 

Outros artigos

Senac – Centro Universitário

11/08/2015

Senac – Centro Universitário

Estudar no Senac - Centro Universitário é uma excelente chance para a carreira, afinal, a instituição oferece cursos de graduação, extensão e pós-graduação de alta q...

Jogos de Pintar Desenhos Grátis

19/02/2010

Jogos de Pintar Desenhos Grátis

Os jogos educativos são importantíssimos para a educação da criança de uma forma geral, saiba que eles contribuem para que você consiga estar ciente de que o seu...