Como saber se o PIS foi cadastrado

Paulo Lima 14/08/2018 Serviços

O PIS (Programa de Integração Social) visa promover a integração do empregado no desenvolvimento das empresas, melhorando assim a distribuição de renda. Ao se inscrever, o trabalhador recebe um número de inscrição, que o permite saber se ele foi cadastrado no PIS e realizar outros serviços.

Confira: Cadastrar PIS via internet – cadastro PIS/PASEP da Caixa.

A finalidade do PIS é promover uma melhor distribuição de renda, integrando o trabalhador ao desenvolvimento da empresa. (Foto: Divulgação)

Como fazer o cadastro no PIS

Caso se comprove que ele não está cadastrado no programa e no PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), cabe ao empregador solicitar sua inscrição, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Para isso, ele deve providenciar o Documento de Cadastramento do NIS (DCN), que precisa ser preenchido em duas vias e entregue em uma das unidades do banco.

Além deste documento, é necessário apresentar o Cartão de Inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da empresa ou se for pessoa física, Comprovante de Matrícula no Cadastro Especifico do INSS.

Saiba como consultar abono salarial online.

O cadastro no PIS deve ser feito pelo empregador em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação)

Comprovante de cadastramento

Após a inscrição no programa, é encaminhado ao trabalhador o comprovante de cadastramento, documento que contém o seu número de inscrição no PIS e os dados básicos de identificação do trabalhador. Ele precisa ser guardado, já que o número do PIS é solicitado a cada novo emprego e, além disso, ele serve para comprovar que a pessoa está cadastrada.

O número de cadastramento permite ao trabalhador realizar a consulta e o saque dos seus benefícios. (Foto: Divulgação)

Para que serve o número do PIS

O número também pode ser usado para realizar consultas e saques de benefícios sociais administrados pela Caixa, como o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), abono salarial e seguro-desemprego. O serviço de consulta está disponível no site do Banco. Basta acessá-lo, clicar na opção “Consulta o pagamento” e informar o seu número de inscrição no PIS e a sua senha (caso não tenha senha, clique no botão “Cadastrar Senha”).

O trabalhador que perder o seu comprovante de cadastramento pode solicitar a segunda via do documento em qualquer agência da Caixa, tendo em mão sua Carteira Profissional com anotação do código do PIS ou outro documento que o identifique como titular.

Para maiores informações sobre o PIS basta se dirigir a agência da Caixa mais próxima (Foto: Divulgação)

Informações no site da Caixa

Na página da Caixa Econômica Federal você pode obter outras informações sobre o assunto e, assim, esclarecer as suas dúvidas. Além disso, o site oferece uma variedade de serviços, como o calendário de pagamento do abono salarial e dos rendimentos do PIS. A data do pagamento varia de acordo com a data de nascimento do trabalhador. Por isso, faça sua consulta agora mesmo e veja quando você terá o direito de receber os seus benefícios. Fique ligado conosco e esteja sempre inteirado com as últimas notícias sobre o PIS.

Outros artigos

Como fazer a troca de filtros do seu carro

07/09/2014

Como fazer a troca de filtros do seu carro

Como fazer a troca de filtros do seu carro é algo que muitos proprietários de automóveis vivem querendo saber, pois a manutenção correta desses componentes é essenci...

Madel Pisos, www.madel.com.br

09/02/2011

Madel Pisos, www.madel.com.br

Para você que está construindo e quer ter acesso a materiais de qualidade então nós recomendamos que utilizem o site oficial referente a Madel que trabalha ...