Remédios para pressão alta podem aumentar riscos de câncer de lábio

Uma pesquisa, desenvolvida pelo Kaiser Permanente Medical Care Program, nos Estados Unidos, revelou que os remédios para pressão alta podem aumentar os riscos de…

Por Isabella Moretti em 17/09/2012

Uma pesquisa, desenvolvida pelo Kaiser Permanente Medical Care Program, nos Estados Unidos, revelou que os remédios para pressão alta podem aumentar os riscos de câncer de boca. Insto acontece devido a presença de determinadas substâncias nas fórmulas. Os resultados completos do estudo foram publicados no periódico Archives of Internal Medicine.

Remédio para hipertensão aumenta as chances de câncer de boca. (Foto:Divulgação)

Medicamento de pressão eleva chances de câncer labial

Para chegar à conclusão de que os medicamentos para pressão elevam as chances de câncer nos lábios, os pesquisadores avaliaram 700 pacientes que sofriam com a doença no norte da Califórnia. Depois, os dados destas pessoas foram comparados com os de outras 23 mil, que pertenciam ao grupo de controle.

O novo estudo mostrou então que, as os participantes que consumiram o medicamento hidroclorotiazida por cinco anos desenvolveram uma probabilidade maior para o câncer nos lábios. Esta reação acontece porque o remédio aumenta a sensibilidade ao sol.

Os pacientes que consumiram o remédio hidroclorotiazida há longo prazo também apresentaram maior risco de desenvolver câncer de células escamosas na região dos lábios. Os resultados se mantiveram os mesmos depois que os pesquisadores consideraram outros hábitos dos pacientes, como é o caso do tabagismo.

O medicamento hidroclorotiazida é eficaz para tratar a pressão, embora os lábios fiquem mais sensíveis ao sol. (Foto:Divulgação)

Estando mais sensível aos raios solares, o indivíduo tem mais chances de desenvolver diversas doenças. Entretanto, os riscos costumam ser compensados no tratamento para controlar a pressão arterial.

O cloreto de hidroclorotiazida, também conhecido como o princípio ativo do Moduretic, é uma substância usada para tratar a hipertensão. O seu consumo também serve para controlar inchaços e retenção de água no organismo. Embora a droga seja eficaz, ela é contraindicada para mulheres grávidas.

Veja também: Remédios naturais para pressão alta

Saiba mais sobre o câncer nos lábios

A formação de tumores malignos na boca acontece por diversos motivos, como é o caso do abuso de álcool e cigarro. O câncer não se manifesta apenas nos lábios, mas também se desenvolve em outras regiões bucais, como língua, céu da boca e gengiva.

Para minimizar os riscos, hipertenso deve proteger os lábios. (Foto:Divulgação)

A alta exposição ao sol também se revela um fator de risco para o desenvolvimento do câncer labial. Quem apresenta sensibilidade aos raios solares por causa de tratamento medicamentoso deve evitar a exposição nos dias de muito calor ou adotar meios de proteção, como é o caso do protetor solar e o uso de chapéus.

Para diminuir as chances de ter câncer nos lábios, o hipertenso deve procurar manter uma boa higiene bucal, visitar o dentista regularmente e adotar uma alimentação rica em vitaminas e minerais.

Saiba mais: Protetor labial – melhores marcas, como usar

Top