quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 08:35:59
MundodasTribos

Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física? Essa é uma dúvida comum entre os brasileiros que se encontram em situação cadastral irregular na Receita Federal. Antigamente, isso acontecia quando a declaração anual isento (DAI) não era realizada, mas hoje essa “prestação de contas” não é mais algo obrigatório.

Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física. (Foto: Divulgação)

O CPF nada mais é do que um número que dá acesso a um banco de dados, que, por sua vez, é gerenciado pela Receita Federal. O documento pode ser solicitado nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, mediante ao pagamento da taxa de R$5,70. Também é possível fazer o Cadastro de Pessoa Física gratuitamente através da internet.

Até 2007, todos os brasileiros eram obrigados a fazer a Declaração Anual de Isento. Através desse processo, eles comprovavam para o fisco que não precisavam pagar imposto de renda. Quem não cumpria com essa obrigação dentro do prazo ficava com o CPF em situação cadastral irregular.

Leia mais: Como fazer CPF de menor

O que este artigo aborda:

Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física

É muito importante manter o seu CPF em situação regular. (Foto: Divulgação)

Se você não sabe como regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física, saiba que o procedimento é bem simples. Comece verificando se alguma declaração de imposto de renda deixou de ser realizada, emitindo a sua certidão negativa de débitos pela internet. Se houver pendências fiscais, então é preciso baixar o programa da Receita Federal e entregar a DIRPF.

No caso de uma situação cadastram suspensa, o pedido de regularização pode ser feito nas agências dos Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. A taxa é de R$ 5,70. Será entregue um código de atendimento, que permite acompanhar o processo de regularização do CPF através da internet. O pedido também pode ser efetuado pelo site da Receita Federal, basta preencher o formulário eletrônico.

A regularização pode ser feita pela internet. (Foto: Divulgação)

Clique aqui para consultar o andamento do pedido de regularização do seu documento.

Confira: Consulta CPF Receita Federal

Situações cadastrais CPF

Entre no site da Receita e verifique a situação do CPF. (Foto: Divulgação)

Para descobrir se o CPF está com problemas, basta acessar o site da Receita Federal e efetuar a consulta online de situação fiscal. O sistema emitirá um comprovante, que pode apresentar cinco situações diferentes:

– Regular: está tudo certo com o cadastro.

– Pendente de regularização: o contribuinte deixou de entregar alguma DAI antes de 2007 ou deixou de fazer alguma declaração de imposto de renda nos últimos 5 anos.

– Suspensa: cadastro incorreto.

– Cancelada: cadastro cancelado por motivos de falecimento.

– Nula: CPF fraudulento, por isso foi anulado.

Veja também: Imposto de Renda – Como enviar o seu, passo a passo

Em casos de dúvidas sobre como regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física, procure a unidade da Receita Federal mais próxima.

Inscrição no CPF

O conteúdo "Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física" foi feito por Editorial MDT e distribuído por MundodasTribos na categoria Serviços em .

1

Pode ser do seu interesse

Como Tirar as Cutículas das Unhas Sem Machucar

Como Tirar as Cutículas das Unhas Sem Machucar

Lello Imoveis SP

Lello Imoveis SP

Discovery Kids Brasil Jogos Grátis

Discovery Kids Brasil Jogos Grátis

Lorenzetti Seguros, www.lorenzettiseguros.com.br

Lorenzetti Seguros, www.lorenzettiseguros.com.br

Maquina Extratora de Suco de Laranja Zummo

Maquina Extratora de Suco de Laranja Zummo

Barraca com Teto Solar

Barraca com Teto Solar