Como publicar um livro

O sonho de se tornar escritor é bastante complicado, principalmente em um país onde a literatura tem ficado de lado diante de outras formas…

O sonho de se tornar escritor é bastante complicado, principalmente em um país onde a literatura tem ficado de lado diante de outras formas de entretenimento e fontes de informação. Muitos iniciantes chegam até rascunhar os primeiros livros, mas as obras não saem do fundo da gaveta.

Todo escritor iniciante sonha publicar um livro e ser reconhecido. (Foto:Divulgação)

Aprenda a publicar um livro

Como publicar?’ – esta é uma pergunta feita por muitos autores iniciantes após concluírem uma obra. A dúvida faz todo sentido, afinal, o mercado literário é exigente e cheio de regras para colocar novos livros à venda.

Ter o nome imortalizado na capa de um livro é possível. Confira a seguir dicas para publicar uma obra literária:

Deixe sua obra impecável
Antes de correr atrás de uma editora para publicar o livro, o escritor deve tomar o cuidado de fazer uma revisão gramatical e corrigir possíveis erros. Também é fundamental se preocupar com a diagramação.

Imprima uma pequena tiragem
É fundamental conhecer o que as pessoas acham da história que será encaminhada para uma editora. Desta forma, vale a pena entrar em contato com uma gráfica, imprimir uma pequena tiragem e distribuir exemplares entre pessoas que gostam de ler. Pedir opinião para os mais críticos é importante para incluir futuras melhorias na obra.

Imprimir e distribuir as cópias do livro é uma forma de intensificar a divulgação.

O autor deve fazer contatos e não desistir no primeiro 'não'. (Foto:Divulgação)

Faça contato com editores
O escritor deve encaminhar sua obra para várias editoras. Desta forma, aumentam as chances de alguma delas demonstrar interesse e querer publicar o livro.

O autor precisa enriquecer o network literário e não esperar simplesmente que as editoras respondam o contato.  São poucas as empresas deste mercado que oferecem oportunidades para novos talentos, elas normalmente estão interessadas em investir nos autores com retorno certo.

Leia Também:  Como Abrir Conta Poupança no HSBC

Tenha persistência
O autor não pode desistir do seu livro simplesmente porque a primeira editora se recusou publicar ou falou mal da história. J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, foi recusada por nove editoras antes de alcançar o sucesso com o seu primeiro livro.

A internet é uma ferramenta para publicações independentes. (Foto:Divulgação)

Invista na publicação independente
A internet tem se transformado em uma poderosa ferramenta para os escritores iniciantes que desejam publicar as suas obras. Existem sites que permitem subir o arquivo em PDF, elaborar uma capa e até mesmo escolher o preço de uma versão impressa.

Os autores interessados no sistema de publicação independente podem contar com o Clube de Autores, um site que permite publicar um livro gratuitamente. A página dispõe de recursos modernos para o cadastro de uma obra, como a possibilidade de configurar a capa, inserir palavras-chaves e sinopse. Livros de todas as categorias são aceitos na plataforma.

Acesse o site Clube de Autores e publique um livro agora mesmo.

Top