Como prevenir a diabetes gestacional

Saiba como prevenir a diabetes gestacional. O problema é comum entre as grávidas, já que o desiquilíbrio hormonal pode afetar o pâncreas e diminuir…

Saiba como prevenir a diabetes gestacional. O problema é comum entre as grávidas, já que o desiquilíbrio hormonal pode afetar o pâncreas e diminuir a produção da insulina, hormônio responsável por transformar o açúcar em energia para o corpo.

Como prevenir a diabetes gestacional. (Foto Ilustrativa)

Como prevenir a diabetes gestacional. (Foto Ilustrativa)

Durante a gestação o desejo por doces e comidas calóricas é bastante comum, mas um cardápio desequilibrado e composto por refeições pouco saudáveis é uma das principais causas da diabetes gestacional. A doença surge devido ao excesso de açúcar no sangue e pode atingir qualquer gestante, até mesmo as que não possuem histórico de diabetes na família.

Leia também: Gestação com HIV, quais cuidados necessários

O risco de desenvolvimento da doença aumenta com o passar da gravidez, já que quanto maior o bebê fica, mais a placenta produz hormônios que são capazes de diminuir ou bloquear a ação da insulina. É importante prevenir a diabetes gestacional desde as primeiras semanas de gestação

Como prevenir a diabetes gestacional

Diabetes gestacional é um problema sério, mas existe formas de prevenir. (Foto Ilustrativa)

Diabetes gestacional é um problema sério, mas existem formas de prevenir. (Foto Ilustrativa)

Veja dicas de como prevenir a diabetes gestacional:

Consumo de frutas

As frutas também contêm açúcar, no entanto, em quantidade bem menor que a encontrada em todos os tipos de guloseimas. O consumo de frutas ajuda a controlar o desejo por doces, principalmente se elas forem ingeridas após uma das principais refeições, como o almoço ou a janta.

Alimentos ricos em fibra

As fibras são muito importantes para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, com ajuda dessa substância, os alimentos são digeridos de maneira mais lenta e isso faz com que o açúcar não seja liberado rapidamente no sangue. Vale apena incluir maçã, pera, abacate, aveia, arroz integral, brócolis e linhaça no cardápio.

Cuide da alimentação durante a gravidez. (Foto Ilustrativa)

Cuide da alimentação durante a gravidez. (Foto Ilustrativa)

Prefira os alimentos integrais

O carboidrato se transforma em açúcar durante a digestão, diminuir a ingestão de alimentos que contém esse tipo de nutriente contribui para a prevenção da diabetes gestacional. Os alimentos integrais possuem menor valor calórico, menor quantidade de carboidrato e ainda podem ser ricos em fibra, portanto, são muito benéficos para a saúde das grávidas.

Continuar Lendo  Maneira Correta de se Fazer Alongamento

Leia mais: Anemia durante a gestação como tratar

Não deixe de se alimentar

A gestação exige que o corpo da mulher esteja sempre muito bem nutrido, comer menos por receio de desenvolver a diabetes gestacional é um erro que coloca a saúde do bebê em risco. O ideal é ter uma alimentação bem variada, beber aproximadamente 1,5 litros de água por dia e fazer as refeições de três em três horas.

O que não pode faltar no cardápio

Alguns alimentos são indispensáveis para o organismo e consumidos em maior quantidade para fortalecer a saúde. Nas principais refeições, não deixe de consumir carne branca e vermelha, feijão, arroz integral, cenoura, ovos, chuchu e muita salada. No café da manhã é fundamental repor as energias gastas durante o sono, consuma alimentos como leite, pão integral, peito de peru e suco de frutas sem açúcar.

Leia também: Queda na gravidez: perigos

A alimentação saudável e equilibrada é fundamental para prevenir a diabetes gestacional. O desenvolvimento da doença pode comprometer a saúde da mãe e do bebê e ainda tornar o parto cesáreo o único seguro para ambos. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top