Como prestar primeiros socorros a cães e gatos

Um animal de estimação é sem sombra de dúvidas capaz de alegrar o ambiente familiar. No entanto, como ocorre com todos os seres vivos,…

Por Paulo Lima em 26/04/2012

Um animal de estimação é sem sombra de dúvidas capaz de alegrar o ambiente familiar. No entanto, como ocorre com todos os seres vivos, algumas situações emergenciais podem vir à tona, de modo que devemos obter as informações adequadas sobre como proceder nestes casos.

Saiba como socorrer o seu melhor amigo de maneira eficiente

Pensando em não só alertar, como também prevenir os possíveis riscos de agravar ainda mais os problemas, dispomos de dicas sobre como prestar primeiros socorros a cães e gatos – valem a pena conferir:

Fraturas

Quando seu bichinho sofre alguma fratura, é imprescindível tocar o mínimo possível em seu corpo, visto que os ossos podem sair ainda mais do local e assim agravar a situação.

Primeiramente, é necessário não permitir com que o animal lamba o próprio ferimento: para isso procure imobilizá-lo, seja com uma focinheira para cães ou um cobertor para os gatos, que deve ser posto sobre o local ferido.

Em caso de fraturas, o animal deve ficar imobilizado

Em caso de sangramentos ou fraturas expostas, limpe o membro com um pano limpo, o mantendo bem esticado e com sua mão por baixo dele. Para todos os casos de fraturas o animal deve ser colocado em uma tábua imobilizado e imediatamente transportado ao veterinário mais próximo.

Queimaduras

Assim como ocorre com os seres humanos, o procedimento será o mesmo: procure inserir o membro queimado embaixo d’água ou lavá-lo imediatamente com soro fisiológico.

Apenas não deixe o animal lamber o ferimento, e procurando levá-lo  à clínica mais próxima para que o grau da queimadura seja avaliado e os medicamentos certos sejam receitados.

Convulsões

As convulsões ocorrem por descargas elétricas emitidas pelo cérebro, que tomam conta do corpo do animal. Geralmente são oriundas de problemas relacionados ao sangue, intoxicações ou traumas e nestes casos é comum os donos ficarem desesperados e não saberem como proceder.

Mantenha a calma quando o animal convulsionar

Primeiramente é necessário ficar perto do animal, a fim de não permitir com que seu corpo seja machucado. Em alguns casos o cão ou o gato chega a bater sua cabeça, originando choques que causam traumatismos, portanto, esteja com almofadas por perto. Observe por quanto tempo durou o episódio e leve-o ao veterinário imediatamente.

Engasgo

Se o bichinho não se livrou do problema sozinho, como ocorre quando o engasgo é de um impacto menor, sérias medidas devem ser tomadas.

Deste modo, faça uma concha com a mão e bata devagar sobre as costas do animal e se o episódio proceder, levante suas patas dianteiras como se fosse abraçá-lo. Mesmo que ele consiga expelir o objeto, é essencial levá-lo ao veterinário para avaliar suas condições físicas e relatar o ocorrido.

Envenenamento

Em casos de envenenamento, é comum alguns donos cederem leite ao animal, o que todavia agrava ainda mais a situação.

Não dê leite ao seu melhor amigo caso ele tenha sido vítima de envenenamento

Por isso, o bichinho deve ser levado imediatamente ao hospital, e caso você esteja longe, é importante ceder a ele carvão ativado (que é facilmente encontrado em petshops) diluído em água para impedir a absorção das toxinas. Esta mistura só funciona logo após o incidente, de modo que outra opção também válida é lavar a boca do animal com água.

Jamais provoque vômitos pois eles são ácidos e agravam o quadro de saúde do cão ou do gato.

Dica importante

Tenha sempre em mãos uma pequena maleta de primeiros socorros, que deve conter luvas de borracha, soro fisológico, gaze, pinças para a retirada de algum objeto encravado à pele, esparadrapo, focinheira, pomadas de ação antibacteriana, sprays, remédios para o ouvido, etc. Desta forma, seu animal estará protegido de quaisquer situações inesperadas.

Lembre-se sempre de oferecer o apoio necessário e nunca abandonar o seu melhor amigo nestas situações, onde ele precisará de muito carinho e compaixão.

Top