Como orientar a adolescente sobre menstruação

Parece que dias atrás, sua filha era ainda uma criança. Porém, o tempo passa e quando você menos imagina ela está menstruando pela primeira…

Por Editorial MDT em 26/08/2013

Parece que dias atrás, sua filha era ainda uma criança. Porém, o tempo passa e quando você menos imagina ela está menstruando pela primeira vez. A partir dos 10 anos a menarca pode aparecer a qualquer momento. Se não surgir até os 13 anos, é preciso ficar atenta para ver se há aumento de pelos e acne no corpo da menina, sinais de alteração hormonal.  Saiba mais como orientar o adolescente sobre a menstruação.

A mãe deve orientar a filha sobre a primeira menstruação. (Foto: divulgação)

Primeira Menstruação

A puberdade é uma condição normal do processo de maturação sexual que começa com a liberação de hormônios e culmina com a capacidade de reprodução. É uma fase de alterações dinâmicas, não somente no corpo, como também nas emoções. Nas meninas, uma das primeiras mudanças corporais é o desenvolvimento dos seios.

De maneira geral, por volta de dois anos após o começo das alterações mamárias, a menina menstrua. Esse prazo não é rigoroso e menstruar antes ou depois é totalmente normal. A idade da primeira menstruação varia de acordo com as alterações genéticas e ambientais. No Brasil, atualmente a idade média da primeira menstruação acontece por volta dos 12 anos. Aos 15 anos, 15% das meninas menstruam.

A menstruação gera muitas dúvidas. (Foto: divulgação)

Como orientar a adolescente sobre a menstruação

A primeira menstruação é cercada de mitos, incertezas e medos para as meninas. Afinal, se trata de algo novo e de uma nova fase. Algumas meninas encaram esse acontecimento como algo totalmente normal, outras já apresentam dificuldades para ser acostumar com a ideia. O fato é que a mãe possui papel fundamental na vida da filha nesse período, cabendo a ela orientar a filha sobre o assunto.

Em muitos casos, o primeiro ciclo acontece precocemente. Em várias situações, as causas costumam estarem relacionadas com alterações emocionais intensas, traumas, problemas de tireóide ou até mesmo tumores, é o que explica especialistas em ginecologia.

Porém não é preciso se preocupar, em todos os casos existem tratamentos específicos. O mais importante é por volta dos 10 anos, levar a menina ao ginecologista para que ela comece o acompanhamento profissional. Aproveite esse momento para conversar com a menina sobre as relações sexuais e a importância de cuidar da saúde íntima. Se for um assunto delicado para você, vale procurar o médico para ajudá-la.

Várias mudanças ocorrem no corpo da menina. (Foto: divulgação)

A primeira menstruação da adolescente sempre gera medos e dúvidas para a menina. Por isso, os pais devem dar apoio e orienta-la para esse momento. A menina precisa saber como lidar com a primeira menstruação de modo natural e com segurança. O mais indicado é procurar um ginecologista para fazer uma consulta e orientar mãe e filha sobre esse acontecimento, esclarecendo dúvidas.

Top