Quando estão prestes a mudar de casa, muitas pessoas ficam a beira de um ataque de nervos. Isto acontece porque os preparativos para a mudança são estressantes e árduos. A tarefa de trocar de residência não é fácil, mas um bom planejamento e a organização prometem facilitar as coisas.
Para que a mudança seja organizada, é necessário elaborar um planejamento. (Foto:Divulgação)
Passo a passo de uma mudança organizada
Depois de definir a nova casa, os moradores precisam cuidar de cada detalhe da mudança. O primeiro passo é providenciar os materiais essenciais para encaixotar os pertences, como caixas de papelão de diferentes tamanhos, rolos de fita adesiva, folhas de jornal e plástico-bolha. Todos estes itens serão importantes para proteger as peças que compõem a decoração da casa.
A família que está de mudança também deve providenciar ferramentas para desmontar os móveis e objetos decorativos. Como algumas estruturas são difíceis de manusear, vale a pena contratar uma mão-de-obra especializada para não acabar quebrando os encaixes.
Na hora de encaixotar os móveis e outros objetos, é preciso fazer uma verdadeira triagem para não enviar itens sem utilidade para a casa nova. A mobília descartada, por exemplo, pode ser vendida para uma loja de móveis usados. O dinheiro arrecadado com este tipo de negócio não é muito, mas já ajuda com os gastos da mudança.
Saiba mais: Como deixar o quarto organizado
O condomínio precisa ser avisado sobre a mudança. (Foto:Divulgação)
Se a origem ou o destino da mudança for um condomínio, os moradores devem avisar com antecedência para não sofrer com contratempos. Os responsáveis pelo condomínio precisam ter o controle, já que não autorizam muitas mudanças no mesmo dia.
Com todos os pertences devidamente encaixotados, é necessário se preocupar com a nova casa. O imóvel precisa estar limpo e sem qualquer tipo de entulho para não atrapalhar na organização. Os móveis novos ou antigos devem também chegar antes do restante da mudança para facilitar a organização.
O transporte costuma ser um obstáculo para quem está mudando de casa, isso porque nem sempre as empresas que prestam este tipo de serviço são competentes. Se o morador for fechar negócio para o frete, ele deve especificar a localização e a quantidade de escadas que precisam ser percorridas para chegar ao imóvel. Também é importante contar com um bom número de carregadores para que a mudança seja feita de forma mais rápida e menos cansativa.
Dicas para a mudança
Os pertences devem ser encaixotados com muito cuidado. (Foto:Divulgação)
Veja a seguir algumas dicas para organizar a mudança:
– Antes de começar a mudança, coloque no papel tudo o que precisa ser feito;
– As caixas de papelão de supermercado devem ser evitadas, pois podem estar contaminadas com urina de rato;
– Para proteger os objetos frágeis durante o transporte, use plástico bolha;
– Comece empacotando os objetos que serão usados logo na primeira semana;
– Classifique os pertences de cada cômodo usando fita adesiva colorida, assim fica mais fácil descobrir o que tem cada caixa.
Veja também: Dicas para planejar a reforma da casa