Dicas para planejar a reforma da casa

Tudo na vida exige uma boa dose de planejamento, por mais simples que a situação pareça, sempre quando há um cronograma a ser seguido…

Por Élida Santos em 27/12/2011

Planejar a reforma de uma casa pode ser determinante para o sucesso da reforma (Foto: Divulgação)

Tudo na vida exige uma boa dose de planejamento, por mais simples que a situação pareça, sempre quando há um cronograma a ser seguido tudo flui de uma forma mais tranquila. E isso também acontece com a reforma de uma casa. Antes de iniciar uma reforma é preciso organizar as contas. Não adianta iniciar uma mudança sem se preparar financeiramente para isso, porque se o dinheiro acabar no meio do processo a situação a reforma poderá ficar pela metade, comprometendo alguns aspectos da casa que podem trazer grandes prejuízos.

Faça uma cotação com tudo que será necessário para o início de uma reforma. Anote os valores dos materiais, da mão-de-obra e de tudo mais que for necessário para que o local seja reformado. Depois que souber o valor necessário para que a obra comece verifique se o dinheiro em caixa será suficiente para que o local seja reformado. O ideal é se preparar para possíveis mudanças no projeto que aumente o custo da reforma, pois pode acontecer algum imprevisto que só seja remediado com a aplicação de um dinheiro fora do orçamento.

Escolha mão de obra qualificada (Foto: Divulgação)

No momento da cotação já verifique a qualidade do material que será utilizado, pois um produto de baixa qualidade pode acarretar em problemas futuros e novas reformas em momentos inoportunos. Algumas vezes é melhor aplicar uma verba maior do que ter problemas graves de infra-instrutora.  O mesmo vale para o serviço prestado. Escolha o pedreiro, arquiteto e demais profissionais sob indicação de pessoas conhecidas, para evitar que um trabalho mal executado atrapalhe a sua reforma, ou pior, que faça você ter um custo maior do que o esperado.

Compre materiais de qualidade (Foto: Divulgação)

A reforma deve ser planejada em todos os aspectos, sejam eles financeiros, ou até mesmo estruturais. Não adianta querer fazer uma obra faraônica se você não possui dinheiro suficiente para que isso ocorra, ou se a sua casa não tem espaço para que a obra seja realizada com sucesso. Adéque o projeto de acordo ao seu estilo de vida e a estrutura da sua residência, não adianta querer que uma reforma mude 100% a sua casa, se for para realizar uma obra nessa proporção busque outro imóvel para morar. A reforma serve para fazer a manutenção do local ou a mudança de partes da casa para melhorar e facilitar a moradia na mesma.

Top