Como obter Dupla cidadania

Isabella Moretti 02/06/2021 Serviços

A dupla cidadania é um tipo de status no qual o indivíduo é titular da nacionalidade de dois países simultaneamente. O título confere vários direitos e benefícios, mas não são todas as nações que autorizam o recurso.

A dupla cidadania garante a nacionalidade em dois países simultaneamente. (Foto:Divulgação)

Entenda o que é a dupla cidadania

De acordo com a lei, todo cidadão possui direito a cidadania jus soli, ou seja, aquela que está associada ao solo onde ele nasceu. Com o pedido de dupla nacionalidade, o indivíduo passa a lutar pelo jus sanguini, isto é, a cidadania de sangue.

Os países que se adéquam a proposta de dupla nacionalidade acreditam que os descendentes estrangeiros herdam o direito a cidadania dos seus parentes. Por exemplo, um brasileiro que possui pai português pode ser titular de duas nacionalidades ao mesmo tempo. Nestes casos de parentescos, é possível que uma pessoa chegue a ser considerada cidadã em mais de dois países, adquirindo assim nacionalidade múltipla.

Além da cidadania de sangue, existem outras situações que concedem o direito ao título. No caso de um cidadão italiano que vive há mais de 20 anos no Brasil, ele pode pedir a dupla cidadania e não renunciar ao status de nacionalidade italiana.

Vantagens da dupla cidadania

A dupla nacionalidade oferece várias vantagens para o cidadão que deseja viver em outro país. (Foto:Divulgação)

– Facilidade para se locomover na Europa, sem necessidades de visto;

– As taxas sobre importação e exportação são menores;

– Agilidade para o check-in alfandegário;

– Com uma nacionalidade europeia, o cidadão pode estudar e trabalhar legalmente em qualquer país da Europa;

– O cidadão adquire o direito de ter uma residência em outro país;

– A cidadania poderá ser passada aos descendentes.

Leia mais: Quais países que exigem visto

Como solicitar dupla cidadania?

Para obter a dupla cidadania, é necessário fazer pesquisas e ter paciência, afinal, o processo envolve burocracia. Primeiramente o indivíduo deve buscar informações sobre as suas origens e encontrar meios de comprová-las. O direito a nacionalidade depende também dos critérios adotados em cada país, por isso é essencial conhecê-los antes de entrar com o pedido.

A nacionalidade italiana ou alemã só é concedida apenas aos filhos, netos, bisnetos e trinetos de linhagem paterna. Já a cidadania espanhola requer que os bisnetos residam na Espanha por pelo menos um ano para depois conceder o direito à nacionalidade. No caso da cidadania portuguesa, o avô português precisa estar vivo para que a descendência seja considerada válida.

Para solicitar a dupla cidadania, é necessário encaminhar um pedido ao consulado do país. (Foto:Divulgação)

Se o cidadão percebe que pode solicitar a dupla cidadania, ele deve providenciar os documentos necessários, que variam de acordo com a nacionalidade em questão. Depois, o pedido deve ser encaminhado para o consulado.

Para driblar a burocracia da solicitação de dupla cidadania, algumas pessoas resolvem contratar uma empresa de consultoria especializada neste tipo de serviço. A companhia é responsável por cuidar da localização de documentos, da análise jurídica, da tradução e encaminhamento do pedido.

Para mais informações, procure o consulado do país do seu interesse.

Veja também: Empregos na Itália para Brasileiros

Outros artigos

Parques da Disney pelo Mundo

31/03/2011

Parques da Disney pelo Mundo

Pense em um lugar bom de estar. Um lugar maravilhoso. Onde você come coisas gostosas, vive coisas gostosas, contempla momentos únicos. Agora, imagine este lugar ...

Clinicas de Estética em BH, Endereços MG

02/09/2010

Clinicas de Estética em BH, Endereços MG

Cuidar da aparência e também beleza sem dúvidas é o que muitas mulheres procuram, assim também como serviços eficientes em que possibilitem que as mesmas consiga...