Quais Países Que Exigem Visto

Muitos brasileiros têm o desejo de viajar para o exterior, seja esta viagem a passeio, para estudar ou a trabalho. O que impede muitas…

Muitos brasileiros têm o desejo de viajar para o exterior, seja esta viagem a passeio, para estudar ou a trabalho. O que impede muitas pessoas de fazerem essa tão sonhada viagem é a burocracia para tirar o visto, para poder permanecer determinado tempo, ou até mesmo entrar no país.

É valido estar por dentro dos países que exigem visto, e após escolher seu destino, analisar os procedimentos e exigências do país de destino, verificar se esta dentro de seu alcance e correr atrás dos procedimentos.

Alguns países só exigem visto caso a permanência seja maior que três meses, no caso da união européia, os países que fazem esta exigência são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.

Já países como os Estados Unidos e Canadá exigem visto para qualquer tempo de permanência, independente do motivo da viagem. É importante agir com antecedência a data que planeja viajar, pois geralmente o visto demora uns dias para sair, no caso do México, por exemplo, pode demorar cerca de 15 dias e o passageiro tem de solicitá-lo pessoalmente nos consulados-gerais de São Paulo ou do Rio de Janeiro.

Para entender melhor como tirar um visto para viajar, o visto é um documento dado por um país para um determinado indivíduo permissão para entrar no país por certo período de tempo e para certas finalidades. Muitos países requerem a posse de um visto válido como condição de entrada para estrangeiros, mas há exceções. Os vistos são geralmente carimbados ou anexados ao passaporte do destinatário.

Os tipos mais comuns de vistos são:
– visto de trânsito, com um período curto de validade, geralmente por três dias ou menos, para passar por um país rumo a outro destino; – visto de turista, para um período limitado de viagem a passeio, sem atividades de negócios permitidas. Costuma ser o único visto dado gratuitamente; – visto de negócios, para tratar de comércio no país, geralmente com maior duração e de mais fácil renovação do que um visto de turismo; – visto de estudante, para estudar em alguma instituição do país; – visto diplomático, que confere à viagem status oficial e normalmente só está disponível para portadores de passaportes diplomáticos, entre outros tipos de vistos.

Leia Também:  Casamento a bordo CVC - Temporada de cruzeiros 2011

Os documentos para tirar visto variam um pouco de país para país. Os procedimentos geralmente se diferem de acordo com as exigências feitas por cada país, por exemplo,  para entrar nos EUA é recomendado que o turista leve documentos comprovando sua forte ligação ao Brasil, como boleto de pagamento de curso, carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, contracheques, certidão de nascimento de filhos, certidão de casamento, entre outros. Você não precisa ter obrigatoriamente uma passagem comprada para apresentar na hora da entrevista. O consulado orienta que você só compre a passagem depois que o visto for concedido, a fim de evitar transtornos caso o visto não seja concedido.

Para obter mais informações ou marcar uma entrevista, entre em contato com o serviço de informações de visto pelo telefone 0 (xx) 21-4004-4950. O horário de funcionamento é de 8:00 às 20:00, de segunda a sexta, mas somente pode ser acessado do Brasil.

Já os países da Europa que não solicitam visto antes de completar três meses de estadia, mas fazem certas exigências, como; à utilização do visto recebido. Por exemplo, se você tem o visto de turista e trabalha no exterior pode ser preso ou deportado. É necessário apresentar passagem de volta ao Brasil e comprovante de hospedagem, entre outros.

Os procedimentos feitos com organização e antecedência possuem grandes chances de darem certo, e a sua viagem ocorrer sem maiores dificuldades, procure um consulado mais próximo da sua cidade e entre em contato a fim de executar os procedimentos exigidos de acordo com o país escolhido.

Confira a lista de todos os países que exigem visto.

Top