quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 30/11/2022 11:59:19
MundodasTribos

O Instituto Nacional do Seguro Social, no dia 30 de julho, anunciou a fiscalização de cadastros, passando um pente fino (nome da operação) em clientes que estão sem a perícia médica solicitada. Esta operação tem o objetivo de analisar individualmente as pessoas cadastradas e observar se estão atendendo aos requisitos mínimos exigidos.

O que este artigo aborda:

Como funciona a perícia médica do INSS?

Este procedimento será executado por um profissional de saúde que seja habilitado do Instituto, com o objetivo de consultar o paciente e observar se este está impossibilitado de trabalhar, sendo por uma doença, pós-cirurgia, ou por algum acidente que tenha ocorrido para a incapacitação do trabalhador.

Se o solicitante não atender aos requisitos poderá ocorrer um corte nos auxílios ligados à perícia, como o auxílio-acidente e o auxílio-doença.

Existem três tipos de perícia que podem ser solicitadas, sendo estas, a domiciliar, a hospitalar ou a perícia em alguma outra localidade. 

Perícia domiciliar

O incapacitado deve chamar algum responsável para ir em alguma das agências do instituto em até dois dias antes da data agendada para a perícia, apresentando um documento que comprove a incapacitação do solicitante.

Perícia hospitalar

O solicitante deve pedir para um responsável ir até uma das agências do INSS, também com dois dias para o data marcada da perícia e apresentar algum documento que prove a internação do enfermo.

Perícia em outras localidades

São em casos em que o impossibilitado de trabalhar, há de fazer algum tipo de tratamento em outras localidades, sendo estes, municípios, ou estados. Neste procedimento é obrigatório que leve documentos com sua identificação e algum comprovante do agendamento da perícia solicitada na sua localidade inicial. O solicitante terá 90 dias para o deslocamento até o outro município, caso não se fizer presente, terá de solicitar a transferência do benefício, para a sua localidade atual.

Confira como marcar perícia médica no INSS

Fonte/Reprodução: Portal Meu INSS

Como solicitar a perícia para obter o auxílio-acidente?

Para fazer o pedido da perícia médica, basta fazer o login no app “Meu INSS”, clicar na opção ‘’Do que você precisa?’’ e digitar sobre o agendamento da perícia. Em seguida, escolha entre as opções de perícia inicial ou a perícia de prorrogação, se for a primeira vez ou se já tiver com benefícios, respectivamente. Clicando em atualizar, confira os dados e informe a documentação solicitada.

Caso o serviço do aplicativo esteja inoperante, você pode ligar para o número 135 ou poderá visitar o site do Meu INSS

Após marcar, terá de comparecer aos procedimentos de perícia com documentos com foto, atestados médicos ou exames e os documentos do representante, sendo eles com foto e o Cadastro de Pessoa Física.

Para analisar o resultado da solicitação, faça login no aplicativo ou no site e clique na opção de “Resultado do benefício devido à incapacidade”, em seguida terá de localizar seu processo e analisar a conclusão.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Workshop de Fotografia

Workshop de Fotografia

Planos Liberty Seguros

Planos Liberty Seguros

Morre Dona Canô, mãe de Maria Bethânia e Caetano Veloso

Morre Dona Canô, mãe de Maria Bethânia e Caetano Veloso

Dicas para melhorar o valor de revenda do seu carro

Dicas para melhorar o valor de revenda do seu carro

PlanSeq Cursos Gratuitos 2010

PlanSeq Cursos Gratuitos 2010

Curso Superior Gratuito em Carapicuíba SP – Fatec 2017

Curso Superior Gratuito em Carapicuíba SP – Fatec 2017