Como Manter os Gastos sob Controle

Contas e contas e mais contas é o pesadelo de todo mundo essas temíveis contas que por mais que a gente peça para diminuir,…

Por Redacao em 04/08/2011

Como manter os gastos sob controle

Contas e contas e mais contas é o pesadelo de todo mundo essas temíveis contas que por mais que a gente peça para diminuir, nunca diminuem. Afinal de contas, o que é que a gente tem que fazer para que as contas nossas, do dia a dia sejam reduzidas? Bom, essa é uma pergunta que ninguém consegue responder prontamente. Tudo vai da sua variedade de gastos e da necessidade que você tem para gastar.

Muitas vezes, quanto mais você ganha mais você precisa, e com isso, não adianta você ganhar rios de dinheiro que sempre, sempre terminará o final do mês no vermelho. Ter seus gastos sob controle é a melhor dica que a gente pode te dar. Mas, como manter todos os seus gastos controlados? O que fazer para não terminar o mês no vermelho?

Bom, a primeira dica que a gente pode te dar é que você seja uma pessoa organizada. Faça no seu computador ou ate mesmo num caderno separado todas as suas contas. Comece colocando quanto você ganha para desempenhar aquela determinada função, por exemplo, coloque que você ganha R$ 1500.00 no mês. Destaque esse total. Passe um linha e depois comece colocando seus gastos.

Como manter os gastos sob controle

Na hora de você colocar seus gastos você  deverá colocar de forma organizada e direta, para que você consiga visualizar suas dívidas. Comece colocando aquelas contas mais antigas e prioritárias, por exemplo, se você paga aluguel, com toda a certeza essa é uma conta que não pode ser paga de maneira atrasada, o mesmo acontece com a água, gás, a escola ou a faculdade, contas que você não pode deixar de pagar de forma alguma.

Depois dessa, você passa um outro traço e coloca as outras contas, aquelas que não são tão prioridades assim, que podem ser pagar com alguns dias de atraso precisar. Assim você consegue ter uns panoramas totais das suas contas, daquelas que dá para você renegociar e derivados. Uma dica importante: quando você for colocar suas despesas, não esqueça de colocar a data de vencimento da mesma e se há aquela carência de cinco dias para efetuar o pagamento. Se houver, deixe destacado,  para que você veja que há uma carência e não se desespere se no dia do vencimento você não tiver o dinheiro na mão.

Como manter os gastos sob controle

Outra dica que vale a pena você prestar bastante atenção é nas dividas do cartão de crédito. Isso porque o cartão de credito tem altos juros, o que faz com que você tenha sempre que prestar a atenção no valor total da fatura. O segredo é não gastar nada além do permitido, e se você perceber que extrapolou, que não consegui honrar o valor integral, a dica é que você procure a sua agencia a fim de conseguir fazer o parcelamento da fatura, para que você consiga então pagar sem que onere muitos juros no valor final.

O segredo para que você tem há uma vida financeira plena e feliz é que você consiga ter seu controle na ponta do lápis para que nenhuma surpresa aconteça. Mesmos os gatos que você tiver com pouca quantia, é interessante que você anote, para que assim, se lá na frente faltar o dinheiro para alguma coisa, você consiga ver onde é que você investiu ou usou.

As dicas são bem simples, você pode fazer essa planilha usando a própria planilha do Word, para que você consiga destacar ainda mais a questão incidente. As dicas podem ser usadas para todos os tipos de contas, podendo ser passada de pai para filho. Lembre-se que dinheiro é um assunto um pouco delicado e você tem que fazer o possível para que o seu mês não seja apertado e nem termine no vermelho, porque nada pior do que estar sem um real para fazer alguma coisa que você queira muito. Previna-se!

Top