Como manter contas da empresa em ordem

PUBLICIDADE

As contas fazem parte da rotina de qualquer negócio. Entretanto, você não deve deixar que os gastos de sua empresa prejudiquem o seu rendimento, fazendo com que você se afunde ainda mais em dívidas.

Você deve tomar cuidado para não deixar que os gastos de sua empresa prejudiquem o seu rendimento. (Foto: Divulgação).

Em geral, boa parte dos empresários que acabam perdendo o controle sobre suas despesas se envolve em embaraços financeiros por falta de organização. Às vezes, os gastos nem são tão altos, mas por causa da falta de planejamento a empresa acaba caindo no vermelho.

Abaixo, separamos algumas dicas que irão ajudá-lo a evitar esse tipo de situação. Confira e boa sorte!

PUBLICIDADE

Confira 10 dicas para administrar as finanças.

Como manter contas da empresa em ordem

A regra básica para a boa gestão de qualquer negócio é não gastar mais do que se ganha. (Foto: Divulgação).

1. Em primeiro lugar, você não deve gastar mais do que ganha. Apesar de simples (e bastante óbvia), muitos deixam essa regra de lado e acabam se complicando. Você não deve tentar “dar um passo maior do que a perna”, caso contrário a queda será inevitável.

2. Para manter as suas contas em ordem, você precisa saber quais são os compromissos de sua empresa. Esta também é outra regra básica da boa gestão financeira que muita gente acaba deixando de lado. Registre as despesas mensais do seu negócio (água, luz, telefone, pagamento de fornecedores) e planeje-se para poder quitá-las.

Uma sugestão é usar ferramentas que auxiliam no controle financeiro. Algumas dessas ferramentas estão disponíveis gratuitamente na internet e podem ser baixadas para computador, celular, tablets etc. Além de permitir o registro dos seus gastos, elas contam com uma série de recursos para que você possa acompanhar o controle do fluxo de caixa e o andamento de suas despesas.

Saiba como evitar a falência da empresa.

Mantenha as suas contas sob controle e procure pagá-las em dia, para evitar a cobrança de juros. (Foto: Divulgação).

3. Procure pagar suas contas em dia para evitar a cobrança de juros. Conseguindo quitar todos os seus compromissos dentro do prazo, você vai gastar menos com juros e multas, o que significa mais dinheiro disponível em caixa.

PUBLICIDADE

Além disso, tente antecipar o pagamento das despesas que oferecem descontos. Assim, você vai poupar ainda mais dinheiro e ganhar crédito junto aos seus fornecedores.

4. Se por um motivo ou outro, você perceber que a situação vai fugir do seu controle, antecipe o período de dificuldade e procure negociar com os seus credores o quanto antes. Deste modo, você vai poder se organizar e planejar o pagamento de suas dívidas com mais tranquilidade. Além disso, atitudes como esta demonstram transparência e são fundamentais para que você não perca a credibilidade.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.