Como manter contas da empresa em ordem

Como manter contas da empresa em ordem

As contas fazem parte da rotina de qualquer negócio. Entretanto, você não deve deixar que os gastos de sua empresa prejudiquem o seu rendimento,…

Por Paulo Lima em 28/01/2013

As contas fazem parte da rotina de qualquer negócio. Entretanto, você não deve deixar que os gastos de sua empresa prejudiquem o seu rendimento, fazendo com que você se afunde ainda mais em dívidas.

Você deve tomar cuidado para não deixar que os gastos de sua empresa prejudiquem o seu rendimento. (Foto: Divulgação).

Em geral, boa parte dos empresários que acabam perdendo o controle sobre suas despesas se envolve em embaraços financeiros por falta de organização. Às vezes, os gastos nem são tão altos, mas por causa da falta de planejamento a empresa acaba caindo no vermelho.

Abaixo, separamos algumas dicas que irão ajudá-lo a evitar esse tipo de situação. Confira e boa sorte!

Confira 10 dicas para administrar as finanças.

Como manter contas da empresa em ordem

A regra básica para a boa gestão de qualquer negócio é não gastar mais do que se ganha. (Foto: Divulgação).

1. Em primeiro lugar, você não deve gastar mais do que ganha. Apesar de simples (e bastante óbvia), muitos deixam essa regra de lado e acabam se complicando. Você não deve tentar “dar um passo maior do que a perna”, caso contrário a queda será inevitável.

2. Para manter as suas contas em ordem, você precisa saber quais são os compromissos de sua empresa. Esta também é outra regra básica da boa gestão financeira que muita gente acaba deixando de lado. Registre as despesas mensais do seu negócio (água, luz, telefone, pagamento de fornecedores) e planeje-se para poder quitá-las.

Uma sugestão é usar ferramentas que auxiliam no controle financeiro. Algumas dessas ferramentas estão disponíveis gratuitamente na internet e podem ser baixadas para computador, celular, tablets etc. Além de permitir o registro dos seus gastos, elas contam com uma série de recursos para que você possa acompanhar o controle do fluxo de caixa e o andamento de suas despesas.

Saiba como evitar a falência da empresa.

Mantenha as suas contas sob controle e procure pagá-las em dia, para evitar a cobrança de juros. (Foto: Divulgação).

3. Procure pagar suas contas em dia para evitar a cobrança de juros. Conseguindo quitar todos os seus compromissos dentro do prazo, você vai gastar menos com juros e multas, o que significa mais dinheiro disponível em caixa.

Além disso, tente antecipar o pagamento das despesas que oferecem descontos. Assim, você vai poupar ainda mais dinheiro e ganhar crédito junto aos seus fornecedores.

4. Se por um motivo ou outro, você perceber que a situação vai fugir do seu controle, antecipe o período de dificuldade e procure negociar com os seus credores o quanto antes. Deste modo, você vai poder se organizar e planejar o pagamento de suas dívidas com mais tranquilidade. Além disso, atitudes como esta demonstram transparência e são fundamentais para que você não perca a credibilidade.

Top