Como manter a higiene na praia

Para a tristeza de muitos brasileiros, o Verão está acabando. Mesmo assim, as praias continuam lotadas, já que ninguém quer desperdiçar a chance de…

A praia esconde perigos que podem causar sérios problemas a nossa saúde

Para a tristeza de muitos brasileiros, o Verão está acabando. Mesmo assim, as praias continuam lotadas, já que ninguém quer desperdiçar a chance de curtir os últimos dias da estação mais quente do ano. Entretanto, antes de dar um mergulho, você precisa tomar alguns cuidados importantes, principalmente no que diz respeito a sua higiene.

Caso não saiba, o calor e a alta umidade criam o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e outros microorganismos. E se você não ficar atento a esses “intrusos”, eles podem estragar a sua diversão. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter distância de tais agentes. São orientações que envolvem uma série detalhes e que, na maioria das vezes, passam despercebidas aos nossos olhos.

Dicas de higiene na praia

Antes de comprar alguma mercadoria, verifique se ela estava armazenada corretamente

1. Atenção na hora de alugar uma casa – é comum nesta época do ano as famílias alugarem casas no litoral. Se você pretende fazer o mesmo, não se esqueça de verificar se a caixa d’água foi lavada, se não há bolor na parede, e de que forma a piscina foi limpa.

2. Cuidado com vendedores ambulantes – sempre desconfie dos produtos que são vendidos na praia. Infelizmente, nem todos os ambulantes seguem as regras de higiene impostas pela vigilância sanitária, armazenando as mercadorias de forma correta. Se possível, procure trazer alimentos de casa, o que é bem mais seguro e barato.

3. Compre apenas produtos embalados – para não correr riscos, prefira os produtos que são distribuídos em embalagens. Por exemplo, ao invés de comprar um sorvete de massa ou geladinho feito artesanalmente, pegue um picolé industrializado. O risco de contaminação é bem menor.

Siga as nossas orientações e não deixe que nada estrague o seu descanso

4. Cuidado com a areia – evite sentar diretamente na areia, já que ela reúne uma grande quantidade de microorganismos. O ideal é estender uma toalha limpa ou usar uma cadeira apropriada para evitar o contato com a areia.

Leia Também:  Pedras na vesícula: o que fazer?

5. Leve uma sacolinha – leve uma sacolinha para colocar o lixo e os objetos descartáveis que você utiliza na praia, como copo, talheres, canudos etc. Caso não saiba, muitos vendedores ambulantes reaproveitam este tipo de material, oferecendo um enorme risco a nossa saúde.

Se você quer conferir outras dicas, confira o vídeo abaixo. Ele traz orientações dadas por Roberto Figueiredo, também conhecido como Doutor Bactéria, um dos maiores especialistas no assunto do país. Aqui, ele esclarece dúvidas sobre várias questões relacionadas à higiene e ao mundo microscópico das bactérias.

Top