Escova de dentes: cuidados

Maior responsável pela higiene bucal, a escova de dentes merece uma atenção especial nos quesitos limpeza e conservação. Para executar a sua função com…

Maior responsável pela higiene bucal, a escova de dentes merece uma atenção especial nos quesitos limpeza e conservação. Para executar a sua função com relação à saúde dos dentes é necessário ficar atento com o tempo de uso. Para quem quer manter o sorriso saudável, confira abaixo algumas dicas para manter a escova de dentes em ordem.

Leia mais sobre: Escova dental: higiene perfeita

Cuidados ao cuidar da sua escova de dentes (Foto: Divulgação)

Como preservar a escova de dentes?

Para manter a higiene da sua escova dental e consequentemente a sua saúde, certifique-se de que ela secou completamente entre um uso e outro. Esses objetos são um excelente meio de desenvolvimento de germes, fungos e bactérias, que depois de um tempo podem se multiplicar em grande quantidade, gerando problemas não só para os dentes, como também para outras partes do corpo.

Por isso, depois de usar sua escova, agite-a com rapidez sob água corrente e guarde-a em pé, de forma que possa secar. Não a coloque em capas e ambientes fechados que dificulte a sua secagem. Vírus como o da gripe podem se proliferar entres as escovas de dentes, por isso é importante investir em suportes que as deixem longe umas das outras. Isso porque se houver contato entre esses objetos a doença pode se espalhar rapidamente e atingir a família toda.

Saiba mais sobre: Como cuidar da escova de dentes

Frequência para troca de escovas de dente

Grande parte dos dentistas concorda que se deve trocar a escova dental a cada três meses. Estudos mostram que depois desse período de uso as escovas passam a ser menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com as novas. As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar os locais mais complexos.

Leia Também:  Onodera Clínica De Estética

Quando se tem uma infecção de boca ou qualquer doença viral é importante trocar as escovas de dente. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas e levar à reinfecção. Mesmo para quem não esteve doente, fungos e bactérias podem se desenvolver nas cerdas da escova, sendo uma boa razão para trocá-la regularmente.

Não guarde as escovas em locais fechados molhadas (Foto: Divulgação)

Como posso proteger a escova dental durante uma viagem?

Para começar, coloque o fio dental, creme para os dentes e escova em sua bolsinha separada. Para não deixar a escova de dentes espremida  entre os outros artigos de higiene você deve coloca-la em uma capa ou caixa. Depois da escovação, porém, você deve deixa-la secar exposta ao ar, para ajudar a reduzir a proliferação de germes.

Top