Como manter a cozinha limpa e cheirosa

A cozinha é um espaço sagrado dentro de casa, afinal, ela serve de cenário para o preparo dos alimentos e cria condições para montar…

Por Isabella Moretti em 28/03/2012

Limpeza e organização são itens fundamentais numa cozinha.

A cozinha é um espaço sagrado dentro de casa, afinal, ela serve de cenário para o preparo dos alimentos e cria condições para montar a refeição de toda a família. Como se trata de um cômodo movimentado e marcado pela execução de várias tarefas domésticas, fica complicado manter a limpeza.

Recentemente a decoração inovou o conceito sobre a cozinha, transformando o espaço numa nova área de convivência dentro de casa. Com a integração de ambientes e a extinção de algumas paredes, a cozinha passou a dialogar com outros cômodos, como a sala de estar e jantar. O novo perfil obriga que a cozinha se mantenha limpa o tempo todo, afinal, agora ela é vista na íntegra pelas visitas.

Manter a cozinha limpa e cheirosa não é tarefa fácil, principalmente quando várias pessoas dividem uma mesma residência. Apesar da falta de tempo para fazer uma limpeza mais intensa, é importante conservar tudo em ordem e não deixar acumular sujeira no chão, louça suja ou lixo.

Dicas para limpar a cozinha

Não deixe resíduos espalhados pela cozinha.

1. Como a cozinha é o ambiente mais usado da casa, é essencial mantê-la sempre organizada. Desta forma, use as repartições e gavetas para armazenar os utensílios e alimentos, deixando cada coisa no seu devido lugar.

2. A limpeza do chão pode começar com o uso de um aspirador, que vai remover os resíduos em poucos minutos. No entanto, para eliminar a sujeira impregnada no chão, é importante usar pano úmido com água e detergente para fazer a limpeza. Quando a cozinha está muito suja, o chão deve ser limpo com a solução de água e água sanitária. Para remover a umidade da superfície, passe um pano seco.

3. Com um pano úmido ou esponja, faça a limpeza da parede e dos azulejos.

Limpeza dos azulejos da cozinha.

4. Não deixe louça acumulada na pia. Imediatamente depois de usar os utensílios eles devem ser lavados e colocados no escorredor. Os recipientes que apresentam restos de comida precisam ser limpos e depois lavados, caso contrário os resíduos podem entupir a pia.

5. Logo depois de usar um pano de prato, a peça deve ser lavada para não acumular bactérias.

6. Para fazer a limpeza do micro-ondas, aqueça 150 ml de água com três rodelas de limão durante quatro minutos. Desligue o aparelho e limpe o seu interior com uma esponja, usando detergente e água.

7. Não deixe alimentos vencidos armazenados na geladeira porque eles podem causar mau cheiro na cozinha. Sempre que possível, faça uma faxina no eletrodoméstico, limpando com água e vinagre branco.

8. A limpeza do fogão requer basicamente esponja e sabão neutro.

9. Para evitar o acúmulo de formigas e baratas, jogue o lixo fora todos os dias. Também é importante criar o hábito de limpar a lixeira para que a cozinha não fique com odores desagradáveis.

10. Acabe com as moscas da cozinha colocando um vaso de água com ramos de manjericão no ambiente.

Como manter a cozinha cheirosa

– Para evitar que o ambiente fique com cheiro da fritura, ferva água com cascas de laranja.

– Para remover odores da geladeira, coloque um pedaço de algodão umedecido com essência de baunilha em uma das prateleiras.

– Lembre-se de que aromas fortes e adocicados não combinam com a cozinha, afinal, é um espaço destinado ao preparo de alimentos. No caso de usar essência, prefira os cítricos.

Aproveita as dicas e mantenha a cozinha limpa e cheirosa.

 

Top